Rui Vitória disse hoje que o Vitória de Guimarães está determinado em vencer o Moreirense, domingo, no dérbi vimaranense da 19.ª jornada da I Liga de futebol, «alicerçado num sentimento de revolta».

O treinador vitoriano começou por frisar ser «uma felicidade para o concelho de Guimarães ter um jogo destes», lembrando que apenas Lisboa tem também duas equipas na I Liga.

Em 2013, em seis jogos para o campeonato, o Vitória de Guimarães apenas triunfou por uma vez, em Vila do Conde (3-1), há quase um mês, tendo somado três empates e duas derrotas, estas nas últimas jornadas (4-0, em casa, com o FC Porto, 2-0 no Estoril).

Rui Vitória assegurou que a equipa «vai entrar com determinação de vencer, alicerçado num sentimento de revolta» pelo que aconteceu na ronda anterior, em que se viu a jogar com menos uma unidade logo aos quatro minutos, por expulsão de Alex, que foi muito contestada pelos responsáveis minhotos.

«Ficámos impotentes para disputar o jogo em condições de igualdade», considerou.

O treinador disse ainda esperar «não ter motivos de preocupação com a arbitragem no futuro».

«Este clube tem um projeto curioso, ambicioso e ímpar no futebol português e não queremos favorecimentos, mas que deixem que isto role em condições normais. Este clube passa por dificuldades, mas é muito importante e não está moribundo, espero que não pensem que já fizemos os pontos todos», disse.

Sobre o Moreirense, último classificado, mas que com Augusto Inácio no comando técnico somou seis pontos nas últimas jornadas, considerou que, por essa razão, será uma «equipa mais tranquila e com mais à vontade para jogar».

O defesa central maliano N'Diaye, que participou na Taça das Nações Africanas, esteve ainda ausente do treino de hoje, mas é esperado em Guimarães ainda nesta sexta-feira ou no sábado.

A equipa volta a treinar sábado de manhã e no final será conhecida a lista de convocados, na qual não constará Alex (castigado), mas poderá incluir André e Leonel Olímpio, já recuperados de lesões.

O Vitória de Guimarães, oitavo classificado, com 21 pontos, recebe o Moreirense, último, com 14, no domingo, às 18:00.