Um golo solitário de Leonel Olímpio, de grande penalidade, deu hoje ao Vitória de Guimarães um triunfo sofrido sobre o Moreirense, no dérbi vimaranense da 19.ª jornada da I Liga de futebol.

O Vitória pôs fim a um ciclo negativo de três jogos sem vencer (duas derrotas e um empate), enquanto o vizinho Moreirense quebra um ciclo de dois triunfos consecutivos, continuando no último lugar e marcando passo na luta pela manutenção.

O treinador do Guimarães, Rui Vitória, terá que ficar bem mais satisfeito pelos três pontos alcançados do que pela exibição da sua equipa, que foi muito pobre.

O Moreirense deve queixar-se de si próprio e de uma entrada desconcentrada em jogo. A equipa de Augusto Inácio discutiu o jogo e teve oportunidades para marcar, mas, por inépcia ou por boas intervenções de Douglas, não o conseguiu.

O Vitória colocou-se em vantagem bem cedo (oito minutos), através da marcação de uma grande penalidade convertida por Leonel Olímpio, poucos segundos depois de Tiago Rodrigues ter desperdiçado outra, permitindo a defesa de Ricardo Andrade.

A primeira falta assinalada pelo árbitro, Luís Ferreira, foi de Augusto sobre Marco Matias, mas o guarda-redes brasileiro do Moreirense parou o remate do jovem médio.

A bola ficou em poder dos vitorianos, que, de imediato, centraram para a área adversária e viram Pintassilgo cortar o lance com o braço: desta vez, Leonel Olímpio não perdoou e fez o único golo da partida.

Pouco depois, Ghilas esteve perto de empatar, mas falhou o remate à meia volta já perto da pequena área (15).

Logo a seguir, foi Ricardo Andrade a evitar o segundo dos da casa com uma grande defesa a cabeceamento de Soudani (19).

O jogo entrou numa fase de muita luta a meio-campo e a emoção só regressou nos últimos minutos da primeira parte, primeiro com Marco Matias a desaproveitar um grande passe de Tiago Rodrigues (43) e depois com Vinícius a cabecear ao lado após canto de Ricardo Pessoa (45+2).

No segundo tempo, o Moreirense entrou com vontade de empatar e, logo aos 50 minutos, Ghilas, isolado por um grande passe de Filipe Gonçalves, rematou fraco, à figura de Douglas.

Defesa bem mais difícil fez o guarda-redes do Vitória dois minutos depois, impedindo que o cabeceamento de Pintassilgo seguisse para dentro da sua baliza.

A equipa da casa não conseguia uma jogada com princípio, meio e fim e só de bola parada voltou a ameaçar o Moreirense, com um grande remate de Addy, de muito longe, na conversão de um livre direto, que obrigou Ricardo Andrade a empenhar-se (62).

O guarda-redes dos "cónegos" voltou a estar em destaque ao parar um remate de Soudani (70), mas na parte final da partida o Moreirense voltou a carregar e esteve perto do golo por duas vezes no mesmo minuto (85): primeiro o remate de Filipe Gonçalves saiu a rasar o poste esquerdo e depois o de Pablo Oliveira, forte, à figura de Douglas.