«Estou grato ao Beira-Mar pelo convite, é um enorme desafio. A primeira coisa que fiz foi ligar a Mourinho e ele incentivou-me a ser treinador e a fazer trabalhar de campo. Mourinho vê em mim uma pessoa com espírito de liderança.» Foi desta forma que Costinha descreveu o início da sua aventura como novo treinador do Beira-Mar.

O antigo diretor do Servette e do Sporting veste agora o fato de treinador e espera em Aveiro ser um 'Ministro' «conciliador», agradecendo o apoio de José Mourinho neste trajeto: «Ele incentivou-me a ser treinador e a fazer trabalho de campo».

«Nunca fui uma pessoa de conflitos. Fui sempre um jogador conciliador, caso contrário não teria sido capitão em quase todas as equipas por onde passei. Quero ser um treinador disponível, de grupo. Quero fazer parte da história deste clube e devolver a esperança. O Beira-Mar tem larga tradição na 1.ª Liga. A minha ambição é grande, talvez grande de mais mas a ambição maior é ganhar em Setúbal», concluiu o novo técnico aveirense, na conferência de imprensa de apresentação.