Sporting

18-02-2013 15:24

Dias Ferreira descarta candidatura à presidência

O ex-dirigente dos leões ficou em terceiro lugar no ato eleitoral de março 2011
Dias Ferreira descarta candidatura à presidência

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

O advogado Dias Ferreira garantiu hoje, em comunicado, que não vai ser candidato às eleições do Sporting, agendadas para 23 de março, por a falta de conhecimento da real situação financeira do clube.

«Apesar do curto prazo para apresentação das candidaturas consegui reunir vários pressupostos (...) exceto o do conhecimento real e seguro da situação atual e no dia a seguir às eleições – um cenário negro apresentado por aqueles que, ao fim e ao cabo, são os responsáveis da situação a que se chegou», refere o comunicado.

Dias Ferreira, que já foi presidente da Assembleia Geral e que há dois anos se apresentou a votos nas eleições que ditaram a vitória de Godinho Lopes, considera que «quem concorrer ao ato eleitoral (...) assume a responsabilidade do conhecimento real da situação económico-financeira e das soluções para a enfrentar, não podendo justificar com a surpresa qualquer eventual insucesso».

O antigo candidato critica a postura do vice-presidente do Conselho Fiscal e presidente do BES Investimentos, José Maria Ricciardi.

«Tal cenário, ou é verdadeiro, e a situação é bem pior que se podia imaginar; ou é solucionável, destinando-se a pintura negra dos 25, 40 ou até mesmo 60 milhões de euros apenas a afastar os candidatos que não sejam do agrado do BES, designadamente do Dr. José Maria Ricciardi», indica o comunicado.

O advogado termina o comunicado esclarecendo: «Por mim, não quero e não posso assumir essa responsabilidade, e por isso, no próximo dia 21, não apresentarei, nem integrarei qualquer candidatura».

Os órgãos sociais do Sporting demitiram-se em bloco a 07 de fevereiro, tendo sido marcadas eleições para 23 de março, após um entendimento entre os presidentes do Conselho Diretivo, Godinho Lopes, do Conselho Fiscal e Disciplinar, João Mello Franco, e da Mesa da Assembleia-Geral, Eduardo Barroso.

Até ao momento, estão anunciadas três candidaturas à presidência do Sporting, uma encabeçada por Carlos Severino, outra por Bruno de Carvalho e outra por João Pedro Paiva dos Santos.

Nas últimas eleições do Sporting, realizadas em março de 2011, a lista liderada por Dias Ferreira foi a terceira mais votada.
Conteúdo publicado por Sportinforma com Lusa