Vicente Caldeira Pires formalizou hoje a candidatura à presidência do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) nas eleições do Sporting, marcadas para 23 de março, alertando para a necessidade de ter uma lista independente no órgão fiscalizador do clube.
O advogado liderou uma lista independente ao CFD no último ato eleitoral, tendo recolhido cerca de seis por cento dos votos, mas manifestou-se convicto que «agora os sócios do Sporting estão muito mais sensibilizados para mensagem» que pretende passar.
«Numa situação muito complicada e ano após ano as contas do clube foram aprovadas com louvores à Direção», questionou Vicente Caldeira Pires após a formalização da candidatura, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
O candidato à presidência do CFD lamentou que o Sporting «tenha entrado numa espiral negativa sem que tenha existido um único alerta por parte do conselho fiscal».
Além de acreditar que poderá aumentar a votação relativamente às últimas eleições, Vicente Caldeira Pires antecipa que a sua lista poderá ser favorecida pela utilização do método de Hondt para a eleição dos membros do CFD, fruto da recente alteração dos estatutos do clube.
Os órgãos sociais do Sporting demitiram-se em bloco a 04 de fevereiro, tendo sido marcadas eleições para 23 de março, após um entendimento entre os presidentes do Conselho Diretivo, Godinho Lopes, do Conselho Fiscal e Disciplinar, João Mello Franco, e da Mesa da Assembleia-Geral, Eduardo Barroso.
A Mesa da Assembleia-Geral tinha marcado uma reunião magna para 09 de fevereiro, convocada a pedido de um grupo de sócios, com vista à destituição de Godinho Lopes, que foi desmarcada após a renúncia dos órgãos sociais do clube lisboeta.
Até ao momento, foram anunciadas três candidaturas à presidência do Sporting, encabeçadas por Carlos Severino, Bruno de Carvalho e João Pedro Paiva dos Santos, que deverá desistir com o avanço de José Couceiro.