Este fim-de-semana, o campeonato nacional entra no seu último terço e FC Porto e Benfica recebem as duas equipas sensações deste ano, o Rio Ave e o Paços de Ferreira, respetivamente, na semana em que os Dragões venceram (1-0) o Málaga na primeira mão dos oitavos de final da Champions.
«Queremos desligar o “chip” da liga dos Campeões e atacar o campeonato, que tem sido uma luta bonita entre as duas equipas [FC Porto e Benfica], e acho que se vai prolongar durante muito tempo. O que não invalida as nossas aspirações na Liga dos Campeões», começou por dizer, esta quinta-feira, o treinador do FC Porto, na conferência de imprensa, realizada no auditório do Centro de Treinos do Olival.
«O nosso principal objetivo é vencer o campeonato nacional. Mas a que me dá mais prazer jogar é a Liga dos Campeões, é a maior prova da UEFA. Neste momento, estamos focados no campeonato e na luta pelo título», acrescentou.
O técnico dos Dragões apresentou três razões a ter em conta com o embate contra a formação de Vila do Conde, orientada por Nuno Espírito Santo.
«Primeiro: porque o Rio Ave fora é uma equipa perigosíssima fora de casa. Nos últimos seis jogos, o Rio Ave tem apenas uma derrota. Tem qualidade individual e coletiva, por isso é que é uma das sensações deste campeonato. 
Segundo: o fato de virmos de um jogo da Liga dos Campeões, extremamente desgastante, principalmente emocional. 
Terceiro: prende-se com o fato de o campeonato, por ser o nosso grande objetivo, entrar na sua fase final. Queremos garantir os três pontos», explicou Vítor Pereira.
Por fim, o treinador portista voltou a apelar aos adeptos para comparecerem no Estádio do Dragão, para apoiar a equipa e mostrar o orgulho.
«Em jogos como contra o Olhanense [que empataram 1-1], os jogadores tendem a perder um pouco a paciência. Esse é o momento em que o entusiasmo vindo de fora para dentro pode fazer a diferença. Fundamentalmente é necessário sentir o orgulho dos adeptos nessa altura. Estamos a lutar taco a taco pelo campeonato e é fundamental que os jogadores sintam esse carinho e orgulho», disse.
O FC Porto, líder da I Liga com 49 pontos, recebe, este sábado às 20h15, o Rio Ave (quinto classificado com 29 pontos), em desafio correspondente à 20.ª jornada.