A Comissão de Instrução e Inquérito (CII) da Liga de clubes arquivou hoje o processo de inquérito instaurado a Pinto da Costa pelas declarações após o Benfica-FC Porto, da 14.ª jornada da I Liga de futebol.
A CII tinha aberto o inquérito por entender que as declarações do presidente do FC Porto poderiam «indiciar um comportamento ilícito», quando afirmou após o jogo, que terminou com um empate a dois golos, que o «resultado foi este, foi o que aconteceu, não foi o que a Liga queria que acontecesse (…) No sítio da Liga está que o resultado foi de 3-2 para o Benfica (…) Se calhar era o que estava previsto, mas felizmente que não aconteceu».
Ouvido a 30 de janeiro pela CII, Pinto da Costa esclareceu nunca se ter referido a «qualquer dirigente, pessoa em concreto ou órgão da Liga», mas sim «ao erro cometido pela empresa que presta serviços informáticos» àquele organismo.
O presidente dos “dragões” esclareceu ainda que «a palavra previsto não tem o significado de combinado» e que a utilizou porque a «previsão do resultado para a maioria, cerca de 80 por cento, era de vitória do Benfica».
Pinto da Costa completou a sua defesa ao sustentar que «não quis prejudicar» a imagem da Liga e que «não houve mais do que um erro» de quem controlava o sítio do organismo, argumentos que convenceram a CII, o qual, ao concluir que o esclarecimento do presidente portista «esvazia de conteúdo o inquérito», determinou o seu arquivamento.
No jogo em causa, da 14.ª jornada, disputado a 13 de janeiro, o Benfica recebeu no estádio da Luz o FC Porto, tendo-se registado um empate a duas bolas.
No entanto, por lapso da empresa que gere o sítio da Liga, foi inserido um resultado final de 3-2 a favor dos “encarnados”, o qual esteve, de acordo com o organismo, exposto durante cerca de trinta segundos, antes de ser retificado.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.