Com os líderes FC Porto e Benfica “geminados” pontualmente – o que em 20 rondas só não aconteceu uma vez -, a jornada registou o encerramento automático das possibilidades do Sporting chegar ao título nacional de futebol.
Com dois terços do campeonato praticamente cumpridos – falta disputar a Académica-Marítimo (segunda-feira, 20:00 horas) –, os encarnados (52 pontos), que hoje bateram (3-0) o “pré-europeu” Paços de Ferreira, apanharam o FC Porto (primeiro, com vantagem nos golos marcados), um dia depois de os “dragões” terem vencido (2-1) em casa o Rio Ave (quinto, com 29).
Os vilacondenses, a lutar pelo acesso às competições europeias, chegaram a assustar o bicampeão, com um tento de Braga, mas o colombiano Jackson Martinez puxou pelos “galões” de melhor goleador e marcou mais dois (soma 22), depois de ter falhado um penálti de forma leviana, à “Panenka”.
Os pacenses (terceiros classificados, com 35 pontos) “viram” aproximar-se o Sporting de Braga (quarto, com 34), que sábado venceu por 3-2 o vizinho Vitória de Guimarães (oitavo, com 24), num embate em que Éder “bisou” os “arsenalistas” chegaram a 3-0.
A jornada fica ainda marcada pela oitava derrota da época do Sporting, batido na casa do Estoril por 3-1, o que retira aos “leões” qualquer hipótese matemática de lutar pelo título – segue a 30 pontos de FC Porto e Benfica, que ainda se defrontam.
Um registo nada surpreendente, tanto mais que a equipa de Jesualdo Ferreira caiu, provisoriamente, do nono para o 11.º posto (22 pontos), e poderá descer mais um lugar caso a Académica (12.ª, com 20) vença segunda-feira o Marítimo (sétimo, com 25).
Destaque para o Vitória de Setúbal, que subiu dois lugares (10.º, com 23), ao vencer sábado o Beira-Mar (penúltimo, com 15), que estreou Costinha (substituto de Ulisses Morais) no banco.
Ainda dos jogos de hoje, nota para a subida de dois lugares do Nacional (nono, com 23 pontos), mercê da vitória (3-1) sobre a Olhanense (14.º, com 17), e para o empate sem golos entre o Moreirense (16.º, com 15) e Gil Vicente (13.º, com 19).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.