O Marítimo venceu esta segunda-feira a Académica por 3-2, em Coimbra, no jogo que encerrou a 20.ª jornada da liga portuguesa.

Os insulares entraram em campo muito bem organizados e surpreenderam os estudantes logo nos primeiros minutos. Logo aos 6’, Danilo Dias finalizou da melhor forma um contra-ataque insular e concluiu com êxito um cruzamento rasteiro de Heldon.

Aos 24 minutos nova festa maritimista em Coimbra, desta feita por intermédio de Artur. Briguel cruzou na direita, Halliche falhou o corte e Artur surgiu sem marcação ao primeiro poste, rematando para o segundo dos insulares.

A Académica parecia atordoada pelo acerto madeirense e só já perto do final do primeiro tempo esboçou a primeira reação. Mesmo ao cair do pano, Edinho reduziu para 2-1. Livre tenso da esquerda de Rodrigo Galo para a área, onde surgiu Edinho a cabecear forte, sem hipóteses de defesa para Salin.

Se a intenção dos estudantes era procurar dar a volta no segundo tempo, cedo essa esperança desvaneceu: aos 49’, Sami aumentou a contagem para 3-1 ao aparecer isolado a rematar na área, após um excelente cruzamento rasteiro da direita de Heldon.

A meio minuto do final da partida, Wilson Eduardo fez, possivelmente, o melhor golo da jornada: à entrada da grande área maritimista encheu o pé e fez um golaço.

Com este resultado, a Académica perdeu a oportunidade de ultrapassar o Sporting na classificação e os leões vêm o Marítimo escapar para os lugares europeus. A equipa de Pedro Martins ocupa agora a sexta posição da tabela com mais três pontos do que o Estoril e a apenas um do Rio Ave.