O FC Porto e o Benfica prosseguem no fim de semana a luta a dois pela liderança da I Liga de futebol em Portugal, numa 21.ª jornada de "clássico", com os “dragões” a visitarem um Sporting em crise.

O encontro de Alvalade, marcado para sábado (19h45, hora de Portugal continental), surge num momento em que os “leões” já estão matematicamente afastados do título e obrigados a ganhar para não deixarem afastar ainda mais a possibilidade de alcançarem uma competição europeia – o quinto classificado está já a sete pontos.

Na 11.ª posição, a 30 pontos do líder FC Porto, o Sporting pode complicar as contas dos “azuis e brancos” na luta pelo título, caso se repitam os resultados das últimas três épocas, em que não perderam em casa com os bicampeões nacionais, mas os “dragões” chegam a Alvalade mais favoritos do que nunca, tal é a discrepância entre os números de ambas as equipas.

O Sporting, que apenas ganhou três dos 10 jogos disputados em casa, tem um dos piores ataques do campeonato, com 20 golos marcados, registo que é superado por um só jogador do FC Porto, o avançado colombiano Jackson Martinez, melhor marcador da liga, com 22.

Em teoria, é mesmo o FC Porto que tem mais a perder com este encontro, pois pode pela primeira vez desde a quinta jornada separar-se do Benfica no topo da tabela.

Os “encarnados” têm tarefa aparentemente mais fácil, uma vez que se deslocam no domingo ao terreno do Beira-Mar, penúltimo classificado, onde apenas perderam duas vezes em 26 encontros – a última na longínqua época de 1992/93 -, cedendo oito empates.

O encontro de Aveiro surge quatro dias depois da eliminação da Taça da Liga – competição que tinha ganhado nas últimas quatro épocas - frente ao Sporting de Braga, no desempate por grandes penalidades, e antes de defrontar o Bordéus na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa.

A ronda abre no sábado, às 17h00, com o Paços de Ferreira a defender o terceiro lugar, frente ao Vitória de Setúbal, 10.º e que vem de três vitórias consecutivas que o tiraram da zona de despromoção.

Qualquer deslize do Paços de Ferreira pode ser aproveitado pelo Sporting de Braga, que está a apenas um ponto dos “castores” e visita na segunda-feira o Olhanense, 14.º classificado, que venceu apenas um dos últimos 11 encontros.

Ainda em lugar de qualificação europeia, o Rio Ave, quinto, recebe no domingo o Estoril-Praia, sétimo, a quatro pontos, com o Marítimo, que joga à mesma hora, à espreita de um deslize vila-condense para subir uma posição na tabela, numa jornada em que defronta o Moreirense, último classificado.

Ainda com possibilidades de qualificação, Vitória de Guimarães (oitavo) e Nacional (nono) jogam com duas equipas à procura de pontos para se afastarem da “linha de água”, respetivamente, Académica (12.ª) e Gil Vicente (13.º).