O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, disse hoje que vai propor a alteração da legislação relativa ao policiamento nos eventos desportivos, tornando obrigatória a requisição da força policial.

«Nos últimos tempos estive a ponderar e entendo que não tem corrido bem», disse o ministro ao Jornal das 8 da TVI, referindo-se aos incidentes ocorridos recentemente, tendo os últimos, verificados no passado fim-de-semana em Guimarães, causado vários feridos, em confrontos entre adeptos do Vitória local e do Sporting de Braga.

Depois de ter explicado que, nos atuais moldes, a responsabilidade do Estado é colocar policiamento fora dos estádios, enquanto os clubes devem pedi-lo para o interior, embora não sejam obrigados a isso por lei, Miguel Macedo reforçou que esta situação não tem corrido bem e que o obrigou a uma reflexão.

«Uma vez que este sentimento de insegurança pode alastrar e é minha responsabilidade impedir, vou propor que se torne obrigatória a presença policial dentro dos estádios», disse o governante.

A posição de Miguel Macedo recebeu já o apoio do Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL), através do seu presidente, Armando Ferreira.

«O sindicato subscreve em pleno a ideia do ministro de alterar a lei e obrigar os clubes profissionais a terem sempre policiamento. A segurança é algo que não deve ter preço», disse Armando Ferreira, em declarações à agência Lusa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.