No dia em que se comemora o 109.º aniversário do SL Benfica, o presidente Luís Filipe Vieira enviou uma mensagem aos sócios e adeptos do clube centenário para relembrar a herança do passado em continuar na vanguarda do desporto no futuro.

Num extenso comunicado, Vieira lamentou não ter reunido as condições necessárias para inaugurar o Museu Cosme Damião no dia do aniversário do clube mas deixou a garantia de que o clube da Luz irá voltar a surpreender, «quem sabe já esta tarde» afirmou o presidente do Benfica em comunicado publicado no site do clube.

Comunicado na íntegra:

«Com 109 anos de idade, que hoje se celebram, o Sport Lisboa e Benfica mantém-se um clube jovem, com uma vitalidade invulgar, pioneiro nos desafios que enfrenta e vanguardista nos projectos que abraça.

Gostaria de poder ter assinalado esta data abrindo aos sócios o Museu Cosme Damião, mas entre fazer bem ou fazer depressa, prefiro fazer bem e privar durante mais alguns meses os nossos sócios e adeptos de uma estrutura ímpar em Portugal e das melhores a nível mundial. Esse foi o meu compromisso, esse será um dos legados desta Direcção.

Comemorar um aniversário significa celebrar, o que é próprio de momentos como aquele que hoje assinalamos, mas ao mesmo tempo deve representar um espaço de reflexão, de análise. Um tempo em que, mais do que fazer balanços, devemos continuar a inovar, porque só desta forma podemos continuar a garantir e a aspirar ser o maior e melhor clube português.

Estou certo que dentro de bem pouco tempo vamos voltar a surpreender, quem sabe se ainda esta tarde não vamos poder oferecer a todos os benfiquistas uma boa notícia que vai marcar para sempre os 109 anos do clube como um marco na nossa história. Mais uma vez vamos fazer diferente, vamos fazer melhor. E mais uma vez, se o conseguirem, outros tentarão seguir o nosso exemplo e o nosso caminho.

Sempre o defendi, devemos celebrar a nossa história, porque ela é a nossa identidade, porque o nosso presente reflecte o nosso passado, mas não se enganem, temos de olhar a nossa história não apenas como algo que se herda, mas como algo que se conquista diariamente, que se renova, que se enriquece. Todos devemos estar conscientes das enormes dificuldades que vamos ter de vencer, mas todos devem estar igualmente conscientes da enorme vontade que todos temos em vencê-las. Não podemos descansar à sombra da nossa história, porque ela só por si não nos garante o futuro.

A mística do Benfica construiu-se de muitas histórias, de muitos nomes, da vontade e do inconformismo de muitos outros, do sacrifício e do esforço de milhares de rostos que, com o seu exemplo, escreveram a memória destes 109 anos. Temos um compromisso com o futuro, sabendo, no entanto, que é no presente que ele se constrói, que ele depende da exigência, do rigor, da inovação que conseguirmos garantir agora!

Os 109 anos que hoje se comemoram devem-se à persistência, ao trabalho e a uma cultura de exigência que sempre nortearam a grande maioria dos que tiveram responsabilidades na Direcção do Sport Lisboa e Benfica.

O Benfica foi feito de ousadia, de sonho, mas também de muita coragem. Talvez por isso tenha conseguido resistir a tudo.

Quero terminar esta mensagem com uma palavra aos sócios: Neste clube o lugar mais importante é deles. Os sócios são a alma e a razão de ser do Sport Lisboa e Benfica! O maior património do Benfica são as pessoas, sem elas não teríamos chegado até aqui nem poderíamos aspirar a continuar daqui para a frente. Todos juntos vamos conseguir ganhar o nosso futuro!»