A Benfica TV vai passar a ser um canal pago a partir de julho, não estando ainda definido quanto custará aos telespetadores que vierem a estar interessados em subscrever o canal, indicaram hoje os responsáveis do clube.

O Benfica, cuja exclusividade com a Meo chega ao fim no final da atual época desportiva, ainda está a negociar com todos os operadores, «num processo negocial com todos que assenta na valorização da Benfica TV», a transmissão dos jogos em casa do clube encarnado, e «um ou outro fora», de acordo Domingos Soares Oliveira, administrador da SAD do clube, assim como os jogos da Liga Inglesa, cujos direitos televisivos a Benfica TV garantiu para as próximas três épocas.

O clube não revelou as previsões de receitas com o novo modelo de negócio da Benfica TV. Luís Filipe Vieira garantiu hoje à comunicação social que “de certeza que [irão] superar” o que Joaquim Oliveira e a Sport TV ofereceram pelos direitos televisivos do clube.

O presidente do Benfica corrigiu ainda o número que sempre se disse ter sido o da oferta da Sport TV. A proposta, segundo Luís Filipe Vieira, terá sido de 18 milhões de euros durante 7 anos e não os 22 milhões de euros por um período de cinco, valor comunicado pela própria SAD à CMVM.

O Benfica recebe atualmente 7,5 milhões de euros por ano e segundo o seu presidente, na altura em que a Sport TV e o Benfica iniciaram as negociações para a renovação do contrato, ainda com um contrato válido por mais dois anos, a oferta de Joaquim Oliveira foi, de facto, de 111 milhões de euros por mais cinco anos de contrato, a que se deviam juntar mais 15 milhões relativos ao tempo remanescente do contrato em vigor, o que colocava em cima da mesa 128 milhões de euros a dividir então por sete anos, os dois que faltavam cumprir mais cinco do novo contrato.

A Sport TV comprometia-se ainda a desembolsar desde logo os 18 milhões de euros/ano correspondentes à nova ponderação.

«De certeza que vamos superar isso», diz agora Luís Filipe Vieira, mas só nas «próximas semanas» se saberá outros pormenores relativamente à nova Benfica TV.