Jackson Martinez pode escrever mais uma página na história da sua passagem por Portugal. Caso marque ao Sporting no sábado, o goleador colombiano torna-se no primeiro estreante a fazer golos em três clássicos seguidos.

O número 9 dos “dragões” marcou ao Sporting na 1ª volta, num golo de calcanhar que deixou todos de boca aberta. Frente ao Benfica, Artur foi vítima da rapidez e astúcia de Cha Cha Cha Martinez, num golo onde o guarda-redes das “águias” não ficou isento de culpas.

Mas ainda há outro recorde para bater: se Jackson marcar ao Sporting e depois ao Benfica no Dragão, torna-se no único jogador do FC Porto a marcar em todos os clássicos da temporada na sua estreia.

Algo que só Fernando Gomes esteve perto de conseguir. Na temporada 1986/1987, o Bibota defrontou o Benfica em quatro ocasiões e o Sporting em duas: marcou em quatro desses seis jogos, tendo ficado em branco nos jogos para o campeonato na Luz e em Alvalade.

Jackson Martinez, eleito Melhor Jogador do mês de Fevereiro pela Liga de clubes, pode fazer melhor que Jardel, Pena e Falcao, os últimos goleadores dos “dragões”: Jardel não marcou num dos jogos contra o Sporting na sua época de estreia em 1996/97; Pena só marcou ao Sporting em 2000/01, e Falcao também só fez golos aos “leões” (por duas vezes) no seu primeiro ano em Portugal.

A título de curiosidade, Jackson Martinez tem mais golos na 1º Liga que toda a equipa do Sporting: 22-20.