O Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) acordou na quarta-feira com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) os termos do pagamento da dívida de 240 mil euros à Autoridade Antidopagem de Portugal (ADOP).

Em comunicado divulgado, o IPDJ esclarece que a dívida, que a 31 de julho de 2012 era de 240.808,56 euros, «será saldada através do pagamento de dez tranches mensais», com início a partir da presente data.

A dívida da LPFP à ADOP diz respeito a «análises de controlo antidoping realizadas nas épocas desportivas anteriores à época desportiva 2011/2012».

O acordo assinado na quarta-feira abrange também o pagamento de uma dívida existente da Movijovem - Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Lda à LPFP, no montante total de 42.049 euros, a qual será «saldada através do pagamento de cinco tranches iguais» com início no dia de hoje.

O IPDJ vai suceder à Movijovem nas suas atribuições e competências, assim que for concluído o processo de liquidação em curso.

O pagamento relativo a análises de controlo antidoping da presente época desportiva será assegurado mensalmente, pela LPFP à ADOP, uma situação que já está a ocorrer, conclui o comunicado do IPDJ.