Frederico Varandas veio a público esclarecer a situação clínica de Izmaylov no Sporting. O responsável pelo departamento médico dos "leões" tomou a iniciativa de explicar aos jornalistas porque o russo não jogava em Alvalade.

O primeiro "confronto" entre o russo e o departamento médico do Sporting aconteceu em 2011, quando o Izmaylov e o empresário quiseram que a operação ao joelho direito tivesse lugar nos EUA. O departamento médico do Sporting achava que deviam ser eles a operar o médio

No início desta temporada, o russo raramente jogou. Izmaylov queixava-se de dores e lesões que o departamento médico não descortinava.

«Nesta época, voltou a estar indisponível. De 21 de julho a 20 de agosto de 2012 queixou-se de lombalgia. De 9 novembro a 8 dezembro esteve parado, devido a uma lesão no ligamento lateral interno com evidência nos exames complementares. De 13 de dezembro a 5 janeiro queixou-se de nova lombalgia, com exames feitos. Esteve dois meses parado por queixas de lombalgia», disse Frederico Varandas.

O responsável clínico do clube de Alvalade deu a visão médica dos problemas físicos do russo.

«A dor é um parâmetro subjetivo. Ao ter dor, temos de investigar. Fizemos exames complementares, veio sem alteração. O jogador ia para treino, mas por ter dores abandonava o treino», disse Varanda aos jornalistas.

Varandas fez questão de esclarecer que, quando Izmaylov saiu de Alvalade em janeiro, estava clinicamente apto. «O que posso dizer é que quando ele sai do Sporting tenho 100 por cento de certeza que está disponível para jogar futebol».

Frederico Varandas disse ainda que escolheu esta data para estas revelações, antes do clássico com o FC Porto, por iniciativa própria, a fim de defender os interesses do Sporting.