O Benfica assumiu hoje a liderança isolada da I Liga ao vencer o Beira-Mar, por 1-0, em jogo da 21.ª jornada, e ao beneficiar do empate de sábado do FC Porto em casa do Sporting (0-0).

O assalto ao comando isolado da I Liga da formação “encarnada” começou a ser desenhado no sábado, após o apito final em Alvalade, e foi materializada já hoje, em Aveiro, através de um golo de Óscar Cardozo, na transformação de uma grande penalidade, aos 16 minutos.

O Benfica descolou dos campeões nacionais e comanda agora a I Liga com 55 pontos, mais dois do que o FC Porto (segundo).

Nos jogos de hoje, as equipas que atuaram fora de casa conseguiram bons resultados, com Benfica, Nacional e Estoril-Praia a vencerem e o Moreirense a empatar no terreno do Marítimo.

Em Vila do Conde, onde mora uma das equipas sensação do campeonato, dois golos na parte final do jogo, no espaço de apenas cinco minutos, garantiram a vitória ao Estoril-Praia (sétimo) sobre o Rio Ave (quinto), por 2-0.

Com frieza, o Estoril soube esperar pelo momento certo para marcar dois tentos e conquistar uma importante vitória em Vila do Conde, e que lhe permitiu ficar a um ponto do Rio Ave na tabela classificativa.

Um golo de Manuel da Costa, no derradeiro minuto da partida, garantiu a vitória do Nacional da Madeira (oitavo) sobre o Gil Vicente (13.º), em Barcelos, confirmando-se a tendência da ronda.

Luiz Carlos inaugurou o marcador para os anfitriões, aos 15 minutos, mas Mexer, aos 55, e Manuel da Costa, aos 89, deram a volta ao resultado e permitiram a vitória dos visitantes.

No Funchal, Filipe Gonçalves e Kukula marcaram no espaço de dois minutos os golos do empate (1-1) entre o Marítimo (sexto) e o Moreirense (15.º).

Com a igualdade, os madeirenses interromperam um ciclo de três vitórias consecutivas, mas mantiveram o sexto lugar da tabela, mas agora com os mesmos 29 pontos do Rio Ave e mais um do que Estoril.

Quanto ao Moreirense, somou o segundo jogo sem perder, e subiu ao 15.º lugar, agora com 16 pontos, entregando a “lanterna vermelha” ao Beira-Mar, que segue no 16.º e último posto, com 15.

A 21.ª jornada da I Liga, que teve o seu início sábado, com a vitória do Paços de Ferreira (terceiro) perante o Vitória de Setúbal (11.º), por 2-0, e o empate entre o Sporting e o FC Porto (0-0), em Alvalade, prossegue na segunda-feira.

Na luta pelos lugares cimeiros, o Sporting de Braga, quarto classificado, desloca-se ao recinto da Olhanense (14.º), com a missão de não perder pontos para os principais adversários.

No outro encontro, entre duas equipas separadas por quatro pontos, o Vitória de Guimarães (nono) recebe a Académica de Coimbra (12.º).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.