Um verdadeiro muro de betão! Assim se poderia caraterizar a defesa do FC Porto, a menos batida da I Liga e a segunda melhor da Europa. Melhor, só mesmo os alemães do Bayern Munique.

Se Helton e companhia manter os dez golos ou sofrer mais um até ao final da I Liga e o FC Porto voltar a vencer a prova, o "dragão" tornar-se-á no campeão com melhor defesa de sempre. A formação de Vítor Pereira sofreu até a altura dez golos no campeonato, menos 0,5 golos por jogo.

Em termos europeus, só o Bayern Munique tem melhor registo. Os bávaros têm feito um autêntico passeio na Bundesliga onde apenas sofreram oito golos, numa média de 0,33 golos por jogo. No terceiro posto surgem os ucranianos do Shakhtar Donetsk, com os mesmos dez golos sofridos dos portistas mas com mais dois encontros realizados, o que dá uma média de 0,53 golos por encontro.

Alemães e ucranianos têm dominado as suas ligas onde já são quase campeões. A veia goleadora de Bayern Munique e Shakhtar Donetsk não tem dado hipóteses aos adversários: média de 2,9 golos por jogo para os alemães e 2,7 para os ucranianos. Os portistas tem 2,3 golos por encontro.

Curiosamente, dos três, só o FC Porto não é líder do seu campeonato. Uma liderança perdida no domingo para o arquirrival Benfica.