O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, frisou este sábado que os 27 pontos alcançados na I Liga de futebol até ao momento dão alguma tranquilidade, mas não retiram a ambição de ir ganhar a Setúbal.

«Tendo em conta os campeonatos anteriores, e desde que há 16 equipas, nenhuma desceu com 26 pontos, foi sempre com menos. É um dado meramente estatístico, porque nada está adquirido, mas é um valor com alguma importância nesta altura», frisou o técnico.

Rui Vitória, que falava na antevisão da deslocação a Setúbal para defrontar o homónimo sadino, frisou que, apesar de o pecúlio já amealhado perspetivar outra tranquilidade, isso «não tira a ambição de ir a Setúbal vencer».

O treinador elogiou a turma orientada por José Mota, considerando-a «uma equipa com muita alma, caráter e jogadores de qualidade», mas assegurou a vontade de lutar pelo triunfo.

Os vimaranenses estão a apenas dois pontos do quinto lugar, que dá acesso às competições europeias, mas Rui Vitória não quer, para já, pensar nessa possibilidade.

«Não vamos estar muito preocupados com isso, sempre disse que no final faremos as contas. A maioria das pessoas não imagina o que se passa neste clube, isto não é só querer conquistar pontos, há um conjunto de situações que influenciam o rendimento das equipas. Aqui no Vitória todas as semanas temos que equacionar uma série de coisas, nomeadamente esta questão das equipas A e B», disse.

Esta semana, jogadores como Freire, Barrientos, Siaka Bamba, João Ribeiro, Marco Matias ou Machís vão jogar pela B, que é penúltima classificada na II Liga e já não vence há quase três meses.

«Interesses mais altos se levantam, essa é a questão. É fundamental que as duas equipas possam alcançar os seus objetivos, porque isso é importante para o projeto do Vitória. Estes jogadores têm sido inexcedíveis, fantásticos, e os vitorianos tem que estar orgulhosos e agradecer a sua dedicação e trabalho», disse.

Segundo Rui Vitória, «se calhar em mais nenhum outro clube isto acontece, a equipa principal ficar mais limitada».

«Mas aqui estamos imbuídos deste espírito, nunca traçámos uma divisão entre A e B, logo é o Vitória», concluiu.