Um golo de Lucas já nos descontos permitiu, este domingo, ao Olhanense empatar 1-1 no terreno do Moreirense, em jogo da 22.ª jornada da I Liga em futebol, importante para a "fuga" aos lugares de despromoção.

Na primeira parte, aos 29, na conversão de uma grande penalidade muito contestada pelos homens de Olhão, Pessoa fez o 1-0. E só mesmo nos descontos, aos 90+3, é que Lucas conseguiu o empate, gerando a fúria dos adeptos locais que reclamam falta dura de Jander e uma invasão de campo do banco algarvio.

Num jogo entre "aflitos" - Moreirense e Olhanense entraram para esta jornada com apenas um ponto de diferença e a ocupar a penúltima e antepenúltima posições da tabela classificativa, respetivamente - reinou o equilíbrio no primeiro quarto de hora de jogo.

Motivado pela possibilidade de sair dos lugares de descida - algo que não acontecia há 14 jornadas - em caso de vitória, o Moreirense mostrou-se mais organizado frente ao conjunto de Olhão, que apostava mais na saída em contra-ataque.

A primeira oportunidade de golo até pertenceu à turma de Manuel Cajuda, com Djaniny, após uma perda de bola de Vinícius, a rematar forte obrigando o guardião brasileiro, Ricardo Andrade, a esticar-se e atirar para canto (seis minutos).

Jorge Chula respondeu, dois minutos depois, com uma "arrancada" pela direita, mas a bola não passou pela defesa algarvia. Pintassilgo também tentou a sorte, aos 11 minutos, com um remate forte que passou pouco ao lado da baliza de Bracali.

Os minhotos acabariam por conseguir inaugurar o marcador através de uma grande penalidade marcada por Ricardo Pessoa (28), mas ficaram muitas dúvidas sobre o castigo máximo: o árbitro setubalense considerou que Nuno Reis colocou a mão na bola.

A vencer, o Moreirense montou uma muralha defensiva consistente, dando poucas aberturas à ofensiva do Olhanense. Aliás, o início da segunda parte foi mais conseguido pelos vimaranenses que estiveram perto de ampliar ao resultado com um remate forte, por cima, de Filipe Gonçalves (59 minutos).

O Olhanense, pressionado pelo facto de não vencer desde a 13.ª jornada (1-0 na casa do Rio Ave), mostrava cada vez mais dificuldades em criar oportunidades, enquanto o conjunto orientado por Augusto Inácio ia gerindo a vantagem ténue que poderia valer o regresso às vitórias (não vence desde a 18.ª jornada - 3-0 frente ao Beira-Mar) e logo sobre um adversário direto.

Só mesmo no último quarto de hora é que se assistiu a uma maior pressão por parte dos algarvios. Aos 77 minutos, Leandro cabeceou para Ricardo Andrade agarrar. Micael quase fazia o empate, aos 79, mas Anilton "salvou" mesmo junto à baliza minhota. E Djaniny, aos 83, "disparou" forte, mas a bola "rasou" a barra e saiu.

O Moreirense desperdiçou outras tantas oportunidades de ampliar a partida e acabou por permitir o empate, ao terceiro minuto dos quatro de compensação. Lucas inspirou-se, tento a sorte de longe e a bola tabelou no poste esquerdo e acabou por entrar.