O Sporting de Braga venceu hoje o Gil Vicente, por 3-1, em jogo da 23.ª jornada da I Liga de futebol, com os bracarenses a manterem a terceira posição e os barcelenses a poderem cair para a zona de despromoção.

Hugo Viana (45+3 minutos e 81), por duas vezes, e Zé Luís (83) marcaram para os “arsenalistas”, enquanto Hugo Vieira (61) ainda empatou para a equipa da casa.

Numa partida bem disputada, a formação da casa acabou por ceder nos derradeiros dez minutos.

A primeira oportunidade até pertenceu aos homens da casa, que, aos oito minutos, beneficiaram de um “brinde” de Quim, que largou uma bola em zona proibida, valendo na circunstância o central Palmeira, que se estreava na equipa principal, a evitar o golo.

A equipa de Barcelos cresceu de rendimento e passou a exercer algum ascendente no meio campo dos bracarenses, que apenas conseguiram chegar com relativo perigo à baliza de Adriano Facchini aos 32 minutos, com o guarda-redes brasileiro a parar um livre de Hugo Viana.

O Gil Vicente continuava melhor, mas nos descontos da primeira parte, Hugo Viana colocou o Braga na frente do marcador, após uma assistência de Mossoró.

Após o intervalo o jogo foi mais equilibrado, com os locais a procurarem chegar à igualdade, o que conseguiram aos 61 minutos por Hugo Viera, que respondeu da melhor forma a uma excelente assistência de João Vilela, ultrapassando depois dois adversários antes de atirar para a baliza.

A partir daqui o jogo ganhou mais emoção e o perigo rondou ambas as balizas. Aos 59 minutos, Adriano Facchini evitou o segundo golo do Braga, saindo bem aos pés de Mossoró.

Os bracarenses acabariam por, já dentro dos 10 minutos finais, garantir o triunfo, primeiro com um golo de Hugo Viana, aos 81 minutos, dois antes de Zé Luís, um ex-barcelense, aproveitar uma má saída de Adriano Facchini para sentenciar a partida.

Com este triunfo, o Sporting de Braga mantém a terceira posição, com mais quatro pontos do que o Paços de Ferreira, que joga no sábado com o Olhanense, enquanto o Gil Vicente se mantém na 13.ª posição e pode cair para a zona de despromoção.