O treinador do Nacional, Manuel Machado, considerou hoje que a falta de seis habituais titulares «não será desculpa» para exibição ou resultado menos bons na visita de domingo ao Beira-Mar, na 23.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

«Esta é uma situação recorrente que acontece em todos os clubes, há seis jogadores do núcleo duro que não jogam em Aveiro, mas não seremos menos competitivos por isso», afirmou Manuel Machado em conferência de imprensa.

Para Machado, as ausências não irão condicionar a equipa: «Isso não servirá de desculpa para jogarmos menos bem, porque vamos capazes de chegar a Aveiro e discutir o jogo. Vamos jogar de forma igual, embora haja exibições mais consistentes do que outras, mas não existem razões para que não possamos jogar iguais a nós próprios».

Apesar de ter mencionado que a equipa teve uma semana atípica, devido às condições climatéricas, o treinador dos "alvinegros" prometeu ambição no jogo com o Beira-Mar.

«Será um onze ambicioso e de qualidade para discutir o jogo, apesar da semana muito complicada em termos de clima, com chuva e vento que condicionaram o trabalho, mas que temos de saber lidar com elas», observou.

Numa análise ao adversário, Machado notou que é agora uma equipa diferente, após a entrada de Costinha para o comando técnico.

«O Beira-Mar tem um modelo tático diferente e outra dinâmica agora com Costinha, mas os jogadores continuam a ser os mesmos», adiantou.

Quanto aos níveis de pressão, o técnico considera serem os mesmos para as equipas, embora por razões diferentes: «A pressão está dividida, o Beira-Mar por força da manutenção e o Nacional porque está a três pontos da linha que lhe permite qualificar-se para uma competição europeia».

Relativamente a Manuel da Costa, jogador que se encontra suspenso e sob a alçada disciplinar do clube, o técnico recusou abordar o tema: «Está nas mãos do departamento jurídico e não quero imiscuir-me. Uma época tem 45 semanas de trabalho, há acalmia e por vezes há convulsão e por isso o clima varia de acordo com isso, mas agora está bem melhor do que antes», explicou.

O Nacional, nono classificado com 26 pontos, visita na tarde (16h00) de domingo Beira-Mar, 16.º com 16, em jogo relativo à 23.ª jornada da I Liga, que será arbitrado pelo bracarense Luís Ferreira.