Num jogo onde se cruzava um dos piores ataques com uma das piores defesas da Liga, as expectativas não seriam as melhores. Porém, Sporting e V. Setúbal ofereceram um espetáculo emotivo aos 22385 espectadores presentes em Alvalade.  

O triunfo por 2-1 da equipa de Jesualdo Ferreira coloca um ponto final numa sequência de três jogos sem vencer e relança o Sporting na luta por um lugar europeu, estando agora provisoriamente a três pontos do quinto lugar. Os jovens “leõezinhos” do Professor entraram a todo o gás e cedo empurraram os sadinos para a sua defesa.

A pressão foi de tal forma eficaz que aos 16’ o Sporting chegou ao golo. Eric Dier descobre Cédric a fugir pelo flanco direito e este faz um cruzamento perfeito para Wolfswinkel, mas acabaria por ser o defesa Amoreirinha a tocar a bola para a sua própria baliza.

O Sporting não abrandou o alto ritmo, ditado pelo ‘gigante’ Dier no meio-campo e pelas fugas de Bruma e Labyad nos flancos, e aos 22’ voltaria a celebrar. O extremo marroquino converteu de forma exemplar uma grande penalidade a castigar falta de Ney Santos na área. Era difícil os adeptos sportinguistas pedirem um início melhor.

No entanto, a vantagem mais folgada foi o pior que podia ter acontecido aos leões, que adormeceram nos quinze minutos seguintes. Essa quebra abriu espaço ao crescimento do Vitória e de tal forma os sadinos cresceram que chegaram mesmo ao 2-1. Pedro Santos assiste bem Makukula para o cabeceamento do possante avançado. Foi o corolário lógico da enérgica reação da equipa de José Mota.

O tento sofrido voltou a animar o Sporting, que em cima do intervalo desperdiçou boas ocasiões de golo, por Labyad e Wolfswinkel, em dose dupla. Se o holandês não atravessasse uma crise de confiança, a equipa leonina poderia ter eventualmente goleado o Vitória.

No segundo tempo, Dier e Bruma caíram de rendimento e disso se ressentiu o Sporting. Sem perder o controlo da partida, esta tornou-se mais caótica, numa toada de parada e resposta.

As oportunidades sucederam-se, tal como as bolas nos postes, num saldo de 3-1 para o anfitrião. Apesar do esforço do Vitória, o Sporting conseguiu segurar a vantagem conseguida na primeira parte e ascende assim ao nono lugar da Liga.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.