O Benfica tomou hoje uma posição pública sobre as imagens divulgadas este sábado pela SIC, que dão conta de incidentes ocorridos no jogo entre o clube da Luz e o Braga, no estádio AXA, a 27 de fevereiro, para a Taça da Liga.

Nas imagens emitidas em exclusivo pela SIC vê-se confrontos entre adeptos e 'stewards'. «O exclusivo não resultou de qualquer trabalho jornalístico, resumiu-se apenas à transmissão de imagens que foram “entregues” a um jornalista da redacção da SIC no Porto. A SIC limitou-se a reproduzir imagens que alguém tinha interesse em que fossem difundidas», escreve o site oficial do Benfica.

O emblema da Luz critica ainda a ausência de um «trabalho exaustivo» sobre a violência nos estádios e aponta um «denominador comum»: «Braga B-Leixões, Braga B-Belenenses, Vitória de Guimarães B-Braga B, Braga–Paços de Ferreira e, ainda este fim-de-semana, o Braga B-Sporting B».

Por fim, o Benfica apela ainda à intervenção do Ministério Público neste caso. «O Ministério Público deve investigar as imagens difundidas pela SIC em forma de antena de “aluguer”, as suas causas, o enquadramento em que tudo aquilo se verificou, mas também o crime que está por detrás da exibição dessas mesmas imagens», conclui.

Segundo os regulamentos, o estádio da Luz pode ser interdito ao público por três jogos caso se prove que os assistentes de recinto desportivo de Braga sofreram lesões de especial gravidade. Caso a investigação venha a concluir que os incidentes se verificaram fora do perímetro das bancadas (zona de circulação do público e parqueamento automóvel - complexo desportivo) o regulamento prevê uma multa que pode chegar aos 50 mil euros