O futebol do Sporting conquistou apenas 12 troféus seniores nos últimos 30 anos, contrastando muito com os seus rivais, em especial em relação ao FC Porto, que nesse período venceu 55 provas.

Apesar de ser um clube conhecido pelo seu ecletismo, o futebol é o principal motor do Sporting, que no sábado vai mais uma vez a eleições, mergulhado numa das maiores crises – se não mesmo a maior – desportivas da sua história.

Em risco de ficar pela primeira vez abaixo do quinto lugar, o Sporting tem vindo, nos últimos 30 anos, a perder algum domínio no futebol luso, o que tem piorado ainda mais a instabilidade diretiva no clube, que, desde 1996, ano da saída de João Rocha, já teve 10 presidentes.

Desde 1982/83, os “leões” apenas venceram dois campeonatos, o últimos dos quais há mais de 10 anos, em 2001/02, quatro Taças de Portugal e seis Supertaças.

O último título “leonino” surgiu a 16 de agosto de 2008, quando o Sporting ganhou a Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao FC Porto, por 2-0, com dois golos de Yannick Djaló, numa equipa treinada pelo atual selecionador português.

Apesar de ter falhado o título mais importante – o campeonato português –, Paulo Bento é o treinador com mais troféus nos últimos anos ao serviço dos “leões”, com duas Taças e duas Supertaças.

A nível europeu, o Sporting esteve perto de conseguir o segundo cetro, depois do triunfo na Taça das Taças de 1963/64, mas perdeu a final da Taça UEFA de 2004/05, em pleno Estádio José Alvalade, frente ao CSKA de Moscovo (3-1).

Comparando com os outros dois “grandes” do futebol português, o Sporting está claramente em desvantagem nos últimos 30 anos, com o rival lisboeta Benfica a vencer 22 troféus, oito dos quais campeonatos nacionais.

Esta fase de certo declínio “leonino” coincide temporalmente com o enorme crescimento do FC Porto, que em 30 anos já conquistou 55 troféus, seis dos quais internacionais: duas Taças dos Campeões Europeus (uma já como Liga dos Campeões), um Taça UEFA, duas Taças intercontinentais e um Supertaça Europeia.

A nível nacional bastariam as Taças de Portugal dos “dragões” para igualar os títulos ganhos pelo Sporting em 30 anos, aos quais se juntam ainda 19 campeonatos e 18 Supertaças.