A inconstância do futebol no Sporting é “compensada” pelos êxitos das modalidades, com as prateleiras do Estádio de Alvalade a estarem recheadas de troféus, entre os quais está a última medalha olímpica de Portugal.

Emanuel Silva, medalha de prata ao lado de Fernando Pimenta no K2 1000 metros em Londres2012, é só o rosto mais visível do sucesso dos “leões” nas campanhas olímpicas, que valeram às vitrinas do Estádio José Alvalade dez medalhas olímpicas.

Mais emblemática do que prata de Francis Obikwelu nos 100 metros em Atenas2004 ou o bronze de Rui Silva nos 1.500 metros na mesma edição, é a medalha de Carlos Lopes em Los Angeles, em 1984.

Oito anos depois de conquistar a prata em Montreal, o maratonista que levou as cores do Sporting ao lugar mais alto do pódio olímpico, naquele que foi o primeiro ouro português nos Jogos Olímpicos.

Mas não só de olímpicos se faz a história das modalidades do Sporting. Desde as glórias do ciclista Joaquim Agostinho e outros, que deram ao clube 13 Voltas a Portugal e da vitória de etapa de Paulo Ferreira no Tour (1984), as proezas do nadador José Couto, que ganhou uma medalha de prata e outra de bronze nos mundiais de piscina curta em 1999, não esquecendo os inúmeros títulos na ginástica, os “leões” estiveram presentes em quase todos os setores da vida desportiva portuguesa.

Com as modalidades a aparecerem e desaparecerem ao longo dos 106 anos de longevidade do clube, houve cinco que se destacaram: o atletismo, o andebol, o futsal, o hóquei em patins e o ténis de mesa.

O currículo no atletismo é extenso e variado. Do lado masculino, há 14 Taças dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato, uma Taças dos Clubes Campeões Europeus de pista, 48 campeonatos nacionais de pista, 16 campeonatos nacionais de pista coberta, 45 campeonatos nacionais de corta-mato e sete campeonatos nacionais de corta-mato curto.

O atletismo feminino conquistou 41 campeonatos nacionais de pista, 18 campeonatos nacionais de pista coberta, cinco Taças de Portugal de pista, quatro campeonatos nacionais de corta-mato e dois campeonatos nacionais de corta-mato curto.

No andebol, o destaque vai para a Taça Challenge (2010), um título internacional que rivaliza com os 19 campeonatos portugueses, as 13 Taças de Portugal e as duas Supertaças, enquanto no futsal, esta época ainda invicto, aos 10 troféus de campeão nacional juntam-se as três Taças de Portugal e as quatro Supertaças.

No ténis de mesa, homens (32) e mulheres (13) somam 45 títulos nacionais, e no hóquei em patins o palmarés inclui uma Taça dos Clubes Campeões Europeus, três Taças dos Vencedores das Taças, uma Taça CERS, sete campeonatos e quatro Taças de Portugal.