Os sportinguistas decidem hoje nas urnas quem será, entre Carlos Severino, Bruno de Carvalho e José Couceiro, o sucessor de Godinho Lopes na presidência do clube.

Os três candidatos, com perfis distintos, apresentaram os seus projetos numa campanha morna, que se arrastou durante um mês, marcada pela ausência de trunfos e pela postura defensiva de todos eles.

Num contexto de grave crise desportiva e financeira que o clube atravessa, os três candidatos não avançaram com nomes sonantes para o futebol e limitaram-se a assegurar ter soluções para resolver os problemas financeiros, sem, todavia, revelar quais são.

Mais de 32 mil dos mais de 90 mil sócios do Sporting vão poder votar nas eleições para os órgãos sociais do clube, que vão pela primeira vez recorrer ao voto eletrónico no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Os associados há pelo menos 12 meses seguidos, maiores de idade e com a quota de fevereiro regularizada até ao passado 03 de fevereiro perfazem um total de 32.518.

O universo eleitoral "leonino" contempla 165.179 votos, distribuídos conforme o estatuto de sócio - Efetivos (92% dos eleitores) e Sócios Atleta ou Efetivos B (oito por cento) - e antiguidade, com os 7.713 votantes com 30 ou mais anos de sócio a deterem 43% dos votos e os restantes 57% aos 24.805 com 29 ou menos anos de ligação ao clube.

No Estádio José Alvalade, as urnas vão estar abertas entre 10:00 e as 20:00, sendo que a Mesa da Assembleia-Geral (AG) do clube admite que ainda poderão votar, após a hora de encerramento, os sócios que já se tenham apresentado no local para exercer o seu direito.

Esta eleição vai estrear o recurso ao voto eletrónico, mas também com os votos por correspondência postal a todos os sócios que residem fora da área metropolitana de Lisboa.

Contudo, houve um atraso no envio aos sócios dos boletins do voto e perante a necessidade de assegurar aos 7.981 sócios (7.263 em Portugal, 292 nas ilhas, 269 na Europa e 157 fora da Europa) o direito de exercerem o seu voto, a Mesa da Assembleia Geral decidiu alargar o prazo para receção dos seus boletins para 26 de março.

A Mesa da AG, com concordância dos três candidatos à presidência, decidiu prorrogar o prazo de receção dos votos por correspondência, desde que a data de envio constante do carimbo de emissão dos correios seja a de dia 22 de março.

Esta decisão poderá adiar a comunicação do vencedor das eleições, à qual concorrem Carlos Severino (lista A), Bruno de Carvalho (B) e José Couceiro (C).

Após o ato eleitoral, para um mandato de quatro anos, os órgãos sociais vão ser empossados na sede do Sporting, numa sessão de investidura a realizar "nos 15 dias seguintes" e conduzida pelo presidente da Mesa da AG, de acordo com os estatutos do clube.

SAIBA TUDO SOBRE AS ELEIÇÕES DO SPORTING