O Benfica recebeu e venceu o Rio Ave por 6-1 em jogo da 24.ª jornada da liga portuguesa. Os encarnados primaram pela eficácia, num jogo em que o Rio Ave deu resposta enquanto pôde. Vitória encarnada mantém FC Porto a quatro pontos de distância.

O Benfica entrou muito determinado em campo e desde os primeiros instantes tentou empurrar o Rio Ave para a sua área. Aos 12’, no primeiro lance de perigo, Melgarejo abriu o ativo ao fuzilar Oblak, depois de arrancada de Gaitán pela esquerda.

O Rio Ave reagiu num livre de Ukra à barra, mas foi o Benfica a voltar à carga, em mais uma demonstração de eficácia e com novo protagonista: Matic. Na resposta a um pontapé de canto, o médio apareceu sozinho, saltou sem oposição e atirou colado ao poste para o 2-0. Tudo fácil para a equipa de Jorge Jesus.

Já perto do intervalo, a eficácia encarnada foi mais uma vez visível, naquela que foi a mais bela jogada do encontro. Depois de uma jogada sempre ao primeiro toque, Enzo Pérez assistiu Lima com precisão milimétrica e o brasileiro fez o seu 13.º golo no campeonato perante o desamparado Oblak.

O Benfica entrou no segundo tempo como tinha saído e uma vez mais por Lima. Numa jogada de insistência, o brasileiro apanhou a bola a jeito à entrada da área e fez um golaço, num gesto exemplar de pé esquerdo e que fez a bola sobrevoar Oblak.

Minutos depois foi a vez do Rio Ave responder e desta vez com eficácia. Tarantini tentou o cruzamento, mas a bola desviou em Hassan e acabou por ir para a baliza e enganar Artur, que há cinco jogos mantinha a sua baliza inviolável.

O jogo seguiu em ritmo frenético, com o Benfica sempre perigoso e o Rio Ave sempre que podia ia à procura de reduzir a desvantagem. Foi assim até à expulsão de Wires. Depois, o Rio Ave perdeu fôlego e o Benfica aproveitou também para gerir o resultado a um ritmo mais baixo.

Já no último quarto de hora e com o Rio Ave reduzido a nove, Lima completou o hat-trick. Mais uma boa jogada de entendimento do ataque encarnado, Lima surgiu solto e, depois de assistência de Melgarejo, atirou para o 5-1 em mais um remate indefensável.

O jogo estava completamente partido e Ola John aproveitou para abrir o livro: sentou dois defesas do Rio Ave e enviou a bola ao poste. A sorte não protegeu o Rio Ave e a bola acabou nos pés de Enzo Pérez, que não teve dificuldades em fazer o sexto.

Com este triunfo, o Benfica soma agora 64 pontos na liderança da liga portuguesa e mantém os quatro pontos de vantagem sobre o rival FC Porto, que este sábado também venceu a Académica. Mantém-se apertada a luta pelo título de campeão.