O Boavista classificou hoje, em comunicado, como positivo o facto de a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) manifestar a sua vontade de cumprimento voluntário da reintegração do clube no primeiro escalão.
A nota da SAD “axadrezada” enfatiza esse facto como «resultante da decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, que concedeu total provimento» às suas pretensões.
O Boavista justifica esta posição pública atendendo ao facto de estar marcada, para sábado, uma Assembleia Geral extraordinária da LPFP, na qual será debatida e votada uma proposta de alargamento da I Liga, contando com a inclusão dos boavisteiros.
Segundo a mesma nota, o Boavista apela à «máxima harmonia possível» em torno da solução apresentada pela Comissão Executiva da LPFP, liderada por Mário Figueiredo, recordando ainda que o clube «sempre defendeu» um campeonato disputado por 18 equipas.
«Não deixamos, no entanto, de registar que o direito que assiste a esta SAD é independente do número de clubes ou SAD que participem na I Liga», refere o comunicado.
A Comissão Executiva da LPFP vai propor, em Assembleia Geral extraordinária, no sábado, o alargamento da principal divisão, para acolher o Boavista e uma 18.ª equipa, a apurar numa prova do género “liguinha”.
Segundo a proposta a apreciar pelos clubes profissionais, a que a agência Lusa teve acesso, a 18.ª vaga será encontrada através da disputa de um mini-torneio no final da época, envolvendo o 15.º e o 16.º classificados da I Liga, e o terceiro e o quarto classificados da II Liga, excetuando as equipas B.