O técnico do Moreirense afirmou hoje querer «dificultar a vida» ao Sporting, seu futuro clube como dirigente, no jogo de sábado, da 25.ª jornada da I Liga em futebol, garantindo que «em primeiro lugar estão os interesses» dos vimaranenses.

Em antevisão à visita do Moreirense a Alvalade, Augusto Inácio falou da última vitória dos "leões" (3-2 no terreno do Sporting de Braga) para lembrar que o Sporting é uma equipa «moralizada» e que persegue um lugar europeu, pelo que «são esperadas muitas dificuldades». Mas Inácio promete que o Moreirense não vai a Lisboa «só para fazer figura de corpo presente»

«O Sporting fez um excelente jogo em Braga. Persegue o objetivo de um lugar europeu que é o quinto lugar e neste momento está a três pontos. Mas o Moreirense não vai fazer figura de corpo presente. O Moreirense vai fazer pela vida e tentar dificultar as ações do Sporting. Vamos tentar a nossa sorte», disse Augusto Inácio, em conferência de imprensa, acrescentando que a arma dos vimaranenses «poderá ser o contra-ataque».

Assim, o treinador dos minhotos atribuiu o favoritismo ao Sporting, mas disse que quer conquistar pontos em Alvalade. «O Sporting é claramente favorito, mas os jogos começam zero a zero e só no fim é que se vai ver quem ganha o jogo. Cada jogo é um jogo, e tem a sua história, e vamos encarar este jogo em Alvalade na tentativa de conquistar pontos. Se for três é melhor. Se for um, para nós, acho que nesta altura, não é mau», referiu.

Inácio diz esperar «um estádio cheio» porque «há uma onda diferente no Sporting por tudo o que o clube tem passado». O treinador considerou essa «onda» como «positiva», porque o clube leonino «precisa de motivação e de sangue novo».

Questionado a propósito do facto de estar confirmado, após a vitória de Bruno Carvalho como presidente do Sporting, que Augusto Inácio irá integrar a direção leonina no final do campeonato, o técnico considerou o "burburinho" à volta desta questão «normal», mas classificou de «ofensa grave» a possibilidade do seu «profissionalismo ser posto em causa».

«É uma ofensa muito grande para mim colocar em causa o meu profissionalismo. Quem me conhece bem sabe que onde estou jogo a 300 por cento para ganhar os jogos todos. Neste momento só tenho um cargo. Ainda que queiram confundir as coisas, até dia 19 de maio, pelo menos, eu só tenho um cargo que é ser treinador do Moreirense», disse o treinador.

Ainda sobre este tema, Augusto Inácio falou dos tempos em que foi jogador e treinador em outros clubes, tendo passado por situações semelhantes.

«Eu fui treinador do Sporting num ano em que o Sporting foi campeão ao fim de 18 anos. Jogamos contra o FC Porto e o sentimento quando ganhamos por 2-0 foi normal, nem fui exuberante nem nada. Há jogos em que sou exuberante e outros em que não. Se eu quiser festejar o golo, festejo. Porque não? Se estou aqui pelo Moreirense», explicou o treinador que, como jogador, também chegou a representar as cores dos portistas.

Sobre a eventual ausência do “goleador dos Cónegos”, o franco-argelino Ghilas, que não esteve presente durante os 15 minutos de treino abertos à comunicação social, Inácio desfez as dúvidas. «Está pronto e vai jogar. É ele e mais dez», concluiu.

O Moreirense, 14.º classificado com 21 pontos, e o Sporting, que ocupa a oitava posição na tabela, com 30 pontos, jogam sábado, pelas 20h30, em Alvalade.