A Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Clubes de Futebol (LPFP) aprovou hoje a proposta de alargamento do campeonato principal para 18 clubes, de forma a poder acolher o Boavista em 2013/14.

A proposta da Comissão Executiva da Liga, liderada por Mário Figueiredo, foi aprovada com maioria simples, numa reunião magna muito concorrida, com 31 emblemas presentes, cujo único ausente foi o Nacional da Madeira.

A proposta da LPFP prevê a disputa de uma "liguilha" para preencher a 18.ª vaga (o 17.º será o Boavista), a realizar no final da presente temporada, envolvendo os dois últimos classificados da I Liga e os terceiro e quarto da II Liga.

Na generalidade, o documento passou com 29 votos favoráveis, 13 contra e quatro abstenções (os clubes da I Liga têm dois votos e os da II têm um), com Mário Figueiredo a congratular-se pela «larga maioria» em torno da sua proposta, sublinhando «a forma cordial e elevada como decorreu a discussão».

A maioria dos clubes votou, assim, a favor da alteração do artigo 94 do Regulamento de Competições, assim como o aditamento de disposições transitórias que preconizam a realização da “liguilha”, o que terá ainda que ser ratificado pela direção da Federação Portuguesa de Futebol.

No que respeita às disposições transitórias, a votação favorável foi ainda mais expressiva - 39 a favor, dois contra e quatro abstenções -, pelo que o presidente da Liga considerou «gratificante verificar que clubes que votaram contra a proposta de integração do Boavista na generalidade, votaram favoravelmente na especialidade».

Por outro lado, a proposta aprovada prevê, também, que o alargamento se faça mesmo que o Boavista não consiga fazer a sua inscrição conforme os regulamentos e pressupostos financeiros, norma que motivou maior divisão entre os clubes e levanta dúvidas sobre a aprovação pela FPF, que, na época passada, vetou o alargamento então proposto.

A "liguilha" vai disputar-se por eliminatórias, sendo a primeira jogada entre o 15.º do primeiro escalão e o quarto do segundo, e o 16.º da I Liga e o terceiro da II Liga, com os vencedores destes dois encontros a decidirem entre si a última vaga.

O presidente do organismo afirmou, após a AG, que a “ligilha” respeita os pressupostos de mérito desportivo definidos pelas classificações dos dois campeonatos.

No que diz respeito à II Liga, os regimes transitórios, que dependem da capacidade de inscrição do Boavista na I Liga, conforme os pressupostos do organismo, preveem a descida de apenas duas ou até uma única equipa aos campeonatos não-profissionais.