O Benfica, líder da I Liga, venceu em Olhão (2-0) e espera com tranquilidade o desfecho do FC Porto-Sporting de Braga, que encerra, esta segunda-feira, a 25.ª jornada, marcada pela dispensa de Pedro Emanuel do comando da Académica.

Os “encarnados”, que quebraram a resistência da equipa algarvia (penúltima classificada) apenas no segundo tempo, com golos do argentino Sálvio e do sérvio Matic, somaram a sua sétima vitória consecutiva.

Provisoriamente, a equipa de Jorge Jesus tem agora mais sete pontos do rival FC Porto, que esta segunda-feira tem uma receção com elevado grau de dificuldade ao Sporting de Braga, conjunto que, em caso de derrota, ficará a três pontos do Paços de Ferreira, atual terceiro classificado.

Os pacenses, por sua vez, somaram apenas um ponto no terreno do Marítimo, sexta-feira, no que pode ser considerado um pequeno revés no objetivo “europeu” dos funchalenses, sextos classificados, com 34 pontos.

Quem está, de forma algo surpreendente, nas contas do acesso à Liga Europa é o Estoril, que ascendeu este domingo ao quinto lugar, após golear o Nacional por 4-0, com dois tentos do brasileiro Carlos Eduardo.

A dois pontos dos “canarinhos”, e mercê de mais uma vitória em período de descontos, segue o Sporting (7.º), que sábado venceu por 3-2 na receção ao Moreirense.

Os “leões” têm os mesmos pontos que o Rio Ave, que este domingo voltou aos sucessos, frente ao Vitória de Setúbal (2-1), e que o Vitória de Guimarães, vencedor na receção ao Beira-Mar (2-1).

A cinco jornadas do final, a contabilidade relacionada com as vagas na Liga Europa está ao rubro, com cinco equipas separadas por quatro pontos, assim posicionadas, entre o quinto e o 10.º posto: Estoril (35), Marítimo (34), Sporting, Rio Ave e Vitória de Guimarães (33).

Tudo isto acontece nas vésperas do “clássico” Benfica-Sporting da próxima jornada, que promete ser escaldante, tendo em conta os objetivos das duas equipas, apesar de não serem comuns entre si.

No que diz respeito à despromoção (ou candidatos à “liguilha”, caso a Federação valide a proposta da Liga de Clubes), o Gil Vicente (12.º) subiu acima da zona “proibida”, graças à vitória por 2-1 na receção à Académica (13.º), insucesso que provocou a dispensa do treinador dos “estudantes”.

Mas, à exceção do Beira-Mar, que soma 17 pontos, há cinco clubes separados por dois pontos, do 11.º ao 15.º, respetivamente: Vitória de Setúbal (23), Gil Vicente (22) e Académica, Moreirense e Olhanense (21).