O novo treinador da Académica, Sérgio Conceição, prometeu hoje «empenho e dedicação» para inverter o ciclo de maus resultados da equipa, que não vence há nove jogos e ocupa a penúltima posição da I Liga de futebol.

«Da minha parte, sabem que a dedicação e a entrega vão ser totais. Vou tentar inverter estes últimos resultados, porque a Académica merece estar sempre entre os grandes, porque é grande», disse o técnico na sua apresentação à imprensa e aos sócios, sendo aplaudido entusiasticamente pelo público que encheu o auditório do Estádio Cidade de Coimbra.

O ex-treinador do Olhanense substitui Pedro Emanuel, que foi despedido no domingo depois da derrota por 2-1 da Académica, 13.ª classificada do campeonato português, com o Gil Vicente.

Aos 38 anos, Sérgio Conceição, natural de Coimbra e formado nos "estudantes", assumiu hoje que está na sua «cadeira de sonho» e que o acordo para treinar a Académica até ao final da próxima época foi rápido.

«Era uma ambição que tinha e agradeço à direção a confiança depositada para treinar este grande clube», sublinhou o treinador, que garantiu estarem esclarecidas as divergências antigas com o presidente José Eduardo Simões.

O líder da Académica disse que os dois tiveram oportunidade de falar nas questões que os separavam e que agora vão trabalhar numa base de «confiança, de estima, consideração e respeito pelo trabalho e espaço de cada um».

«Sérgio Conceição é o treinador em quem confiamos para inverter este ciclo menos bom que a Académica atravessa. Não temos dúvida de que vai ter sucesso, dada a sua forma de estar no futebol e de agitar as cabeças», referiu José Eduardo Simões, que deixou ainda palavras elogiosas para o técnico Pedro Emanuel, que ao serviço dos "estudantes" conquistou na época passada a Taça de Portugal.

Salientando que a "Briosa" tem um plantel com valor, Sérgio Conceição adiantou que irá mudar «algumas coisas» em função dos seus princípios de jogo e das necessidades da equipa.

Para o antigo jogador do FC Porto e da seleção portuguesa, a inversão do mau momento da Académica passa por alterar a «confiança e a mentalidade dos jogadores, levando-os a acreditarem nas suas capacidades e que possível».

«Eu sou o primeiro a acreditar, por isso é que estou aqui e, sem dúvida nenhuma, daremos o máximo para que nestas cinco finais que temos até final do campeonato conquistarmos os pontos necessários, se possível os 15 em disputa», frisou o técnico academista.

Sérgio Conceição considerou ainda que a paragem da Liga no próximo fim de semana, devido à final da Taça da Liga, vai permitir transmitir as suas ideias, conhecer melhor «as capacidades» dos jogadores e alterar algumas «metodologias».