O técnico português Pedro Caixinha, atualmente ao serviço dos mexicanos do Santos Laguna, manifestou-se esta quarta-feira contra o alargamento da I Liga de futebol e previu a vitória do Benfica no campeonato e, possivelmente, na Liga Europa e Taça de Portugal.

«Não temos condições para ter um alargamento. É uma utopia. É uma fuga para a frente», sustentou o treinador português, num comentário à Agência Lusa sobre a decisão já aprovada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Pedro Caixinha recordou que em Portugal «continua a não haver gente nos estádios, a haver campeonatos desequilibrados e problemas com vencimentos dos jogadores».

«Deve ser mais repensada a estrutura que pretendemos para o nosso futebol... É um problema de natureza estrutural e tem que ser analisado com a profundidade que merece. Não é só dizer que vamos fazer um alargamento, e assim já temos mais jogos e assim fica tudo satisfeito», argumentou.

O treinador português perguntou mesmo se equipas como o Boavista, que deverá regressar à I Liga, tem condições para ter uma assistência de média de 20 mil espetadores, de modo a tornar-se sustentável financeiramente.

«Mesmo que dêem dois, três ou cinco milhões a cada uma das equipas, a questão é que estamos a viver para lá das nossas possibilidades. Isso é coisa que aqui neste clube (Santos Laguna) não acontece. É a primeira vez que chego a um clube e não tenho de me preocupar se recebo ou não. E aqui o vencimento é pago quinzenalmente», salientou.

«Quando as equipas recebem o dinheito da SporTV e já o têm gasto para os anos seguintes, não sei como é que se pode viver», desabafou.

Relativamente à I Liga, Pedro Caixinha prognosticou «que o Benfica seja campeão e que ainda possa ganhar uma ou duas das outras competições em que está envolvido», considerando que relativamente às outras equipas «previa-se maior equilíbrio e competitividade».

Pedro Caixinha, de 42 anos, comanda o Santos Laguna desde novembro de 2012, depois de ter treinador Nacional e União de Leiria, em Portugal, e integrado as equipas técnicas lideradas por José Peseiro em clubes como Sporting, Rapid Bucareste, Panathinaikos e Al-Hilal e na seleção da Arábia Saudita.

O Santos Laguna garantiu terça-feira a qualificação para a final da Liga dos Campeões da CONCACAF, ao ultrapassar os norte-americanos do Seattle Sounders, com 2-1, no total das duas mãos.