A UEFA aponta o médio sérvio Matic, do Benfica, como um dos futebolistas mais promissores que disputam as meias-finais da Liga Europa, aos quais junta os nomes de Moses (Chelsea), Salah (Basileia) e Uçan (Fenerbahçe).

Do médio “encarnado”, de 24 anos, a UEFA diz ser uma presença imponente no meio-campo, que se supera quando sai a jogar, mas que é igualmente hábil no passe e capaz de ir para o golo.

«A forma como o Benfica guardou a bola foi fantástica, o Matic em particular. O que ele evoluiu desde que deixou o Chelsea, é um jogador magnífico para eles», considerou Alan Pardew, treinador do Newcastle, eliminado pelos “encarnados” nos quartos de final da Liga Europa.

O médio sérvio tem sido uma das peças-chave no atual plantel “encarnado”, no qual assumiu a titularidade pouco depois do início da época e face às saídas de Javi Garcia (Manchester City) e Witsel (Zenit).

«Ou és bom ou não és, independentemente da idade», disse Matic, citado pelo sítio oficial da UEFA.

O organismo do futebol europeu escolheu ainda mais três jogadores, um de cada uma das equipas que estará nas meias-finais da Liga Europa, nas quais o Benfica defronta o Fenerbahçe, enquanto o campeão europeu, Chelsea, joga com o Basileia.

O médio Salih Uçan, de 19 anos, foi o jogador escolhido no Fenerbahçe, equipa do português Raul Meireles e que o Benfica visita a 25 de abril, em Istambul, e recebe em 02 de maio no Estádio da Luz, em Lisboa.

O jogador é tido pela UEFA como um jovem médio que «combina boa visão de jogo e técnica com tendência para o inesperado», e o técnico da equipa turca Aykut Kocaman sublinha não estar surpreendido com as exibições do seu futebolista.

O avançado Moses, de 22 anos, do Chelsea, e o extremo direito Mohamed Salah, de 20, do Basileia, são as outras escolhas da UEFA, que destaca a «força e o ritmo» do primeiro, e a «rapidez» do segundo.