O técnico do Moreirense garantiu hoje que tem o objetivo de ganhar na receção ao FC Porto, no sábado em jogo da 26.ª jornada da I Liga em futebol, apesar de considerar «megalómano» não admitir que os portistas são «superiores».
Depois de ter perdido (3-2) frente ao Sporting, em Alvalade, na última jornada, o "aflito" Moreirense de Augusto Inácio recebe o FC Porto em casa, num jogo que antecede o dérbi lisboeta entre os "leões" e os "encarnados" que se joga no domingo na Luz.
Por se tratar de uma jornada com "foco" virado para o jogo entre o líder do campeonato e o Sporting, Augusto Inácio considerou, hoje, em antevisão do jogo com o FC Porto que os portistas estarão ainda mais empenhados em conseguir pontos, rejeitando a ideia de que o emblema do dragão está a atravessar uma «quebra de rendimento».
«Vai ser um jogo difícil, um jogo complicado. Um Porto que não pode perder nenhum ponto sob pena de perder a revalidação do título [segue em segundo, a quatro pontos do Benfica]. E um Moreirense que também precisa de pontos para tentar se livrar dos últimos lugares [é penúltimo com os mesmos pontos que Académica e Olhanense, 13.º e 14.º classificados, respetivamente]. São duas equipas de níveis diferentes mas com a mesma vontade», disse Augusto Inácio.
O treinador dos minhotos lembrou que existe uma «enorme expectativa» em volta do resultado deste jogo «por causa do jogo entre o Benfica e o Sporting», e garantiu que o Moreirense vai encarar o desafio frente aos portistas com «grande determinação, grande coragem e bravura inclusive».
«Ao contrário do que muita gente diz, e eu não concordo nada, dizem que o Porto não é do campeonato deste nível que joga com o Moreirense. Penso que o Porto é do nosso campeonato por isso é que há 30 jornadas. E um jogo começa 0-0. Não começamos a perder nem a ganhar. Estamos dispostos para vencer o jogo. A ideia principal é vencer o jogo. Se não vencermos, queremos empatar. Queremos ganhar pontos, como é evidente», referiu o técnico dos vimaranenses.
Questionado sobre se considera que o FC Porto está «fragilizado», Augusto Inácio preferiu atribuir ao adversário o adjetivo de «pressionado». «Porto está pressionado, claramente, porque tem o Benfica a quatro pontos. Ainda por cima, joga primeiro o seu jogo do que o Benfica. O Porto joga com tudo e não quer perder. Não vou ser megalómano e dizer que o Porto não nos é superior. É-nos superior. Mas muitas vezes isso não é provado no campo. Às vezes há surpresas», afirmou.
Os argumentos dos portistas, para o treinador do Moreirense, são «a boa posse de bola», «boa circulação», «subida das laterais» e os «jogadores criativos». Assim, Inácio prometeu um conjunto minhoto «sagaz» e «rápido em contra-ataque».
Ainda sobre o momento em que este jogo acontece, a cinco jornadas do fim, quando está em causa o título, para um, e manutenção, para outro, o treinador do Moreirense defendeu que «nunca existem boas alturas para defrontar o Porto», lembrando que na última jornada os minhotos também terão um teste duro, a deslocação ao terreno do Benfica.
«Faz parte do calendário. Eu nunca confio quando se fala em quebra de uma equipa. Vejo um Porto muito forte, muito capaz. Não é por acaso que esta equipa é bicampeã nacional. A época não está a correr bem em termos de títulos mas é uma equipa que gosta de ganhar e faz tudo para ganhar», concluiu.
O Moreirense, 15.º e penúltimo classificado, com 21 pontos, e o FC Porto, que ocupa a segunda posição na tabela, com 63 pontos, jogam sábado, pelas 20:30 horas, em Moreira de Cónegos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.