Um jogo entre Benfica e Sporting é sempre especial mesmo quando as equipas estão separadas por 34 pontos, e ambos os clubes precisam de vencer para alcançar objetivos tão distintos quanto o número de pontos que os separam. César Brito jogou muitos jogos com a camisola do Benfica, tendo sido um jogador determinante para a conquista do campeonato nacional, em 1991, ao saltar do banco para marcar dois golos em pleno estádio das Antas.

Apesar da rivalidade entre Benfica e FC Porto ser mais intensa na atualidade, dado o passado recente, um jogo com o Sporting é sempre especial e marcado de emoções fortes.

Para o antigo jogador do Benfica, César Brito, o próximo dérbi no estádio da Luz não irá fugir à tradição, com muita gente nas bancadas a dar apoio às respectivas equipas e muita vontade de vencer de ambas as partes.

«Independentemente da importância dos jogos, acho que nos dérbies os ambientes são sempre com muita gente com um ambiente realmente diferente dos outros jogos. Um Benfica - Sporting é sempre um jogo do outro mundo», começa por dizer César Brito ao SAPO Desporto, lembrando ainda que neste tipo de jogos os treinadores têm a sua função facilitada quando se fala de transmitir motivação aos jogadores: «Os treinadores em jogos como dérbis ou clássicos não precisam de estar a motivar muito os jogadores. Acho que o jogo só por si motiva e acho que são jogos diferentes, todos os jogadores querem jogar são jogos fora do normal.»

O Benfica recebe o Sporting no próximo domingo com uma vantagem histórica de 34 pontos sobre o rival da 2.ª Circular e para César Brito os encarnados têm todas as condições para levar de vencido um Sporting que procura terminar a época com um lugar europeu assegurado.

«O Benfica tem de ganhar, assim com o Sporting, que pensa a ir à Europa. Mas penso que este Benfica está muito superior a este Sporting e considero que com maior ou menor dificuldade o Benfica irá acabar por ganhar este jogo. Não vejo de outra maneira deste dérbi», afirmou César Brito reconhecendo, no entanto, que a tradição do “quem está pior vence” já não se pode aplicar ao presente.

«Antigamente sim, mas este ano não é o caso. O Sporting apesar de vir de duas vitórias, e de estar mais moralizado, a diferença entre Sporting e Benfica é muito grande. E não se põe em causa a equipa que está pior que ganhe o jogo, acho que a diferença é tão grande que eu não acredito que o Benfica desperdice uma oportunidade para ganhar o campeonato este ano», partilhou César Brito ao SAPO Desporto.

Em relação ao que resta do campeonato nacional, o antigo goleador encarnado acredita que o Benfica irá ter muitas dificuldades na deslocação à Madeira, onde defronta o Marítimo, mas que a vantagem de quatro pontos irá manter-se até ao jogo no Dragão.

«Há um jogo muito difícil para o Benfica, que é com o Marítimo. Na Madeira, num campo sempre difícil de jogar, o terreno nem sempre está nas melhores condições, e pronto, é um jogo que eu prevejo difícil para chegar ao Dragão com uma diferença de quatro pontos, mas eu não estou a ver este campeonato fugir ao Benfica. O Benfica irá jogar ao Dragão com os quatro pontos o que dará alguma tranquilidade aos jogadores e acredito mesmo que até irá ganhar esse jogo», atirou César Brito, autor dos golos da vitória do Benfica no antigo estádio das Antas à 34.ª jornada da época de 1990/1991.