O Benfica pode somar domingo o 30.º encontro consecutivo sem perder na I Liga portuguesa de futebol, um campeonato inteiro, caso pontue na receção ao Sporting, o seu último “carrasco” na prova.
A 09 de abril de 2012, há já mais de um ano, em Alvalade, um penálti apontado pelo holandês Ricky van Wolfswinkel selou o desaire dos “encarnados”, que, então também à 26.ª jornada, disseram praticamente adeus ao título 2011/2012.
Com quatro jornadas para disputar, o “onze” de Jorge Jesus ficou a quatro pontos (mais meio pela desvantagem no confronto direto) dos “dragões”, que viriam a revalidar o título, ao venceram os últimos quatro encontros.
Depois desse embate, o Benfica também não perdeu nas últimas quatro rondas, mas cedeu um empate a dois com o Rio Ave, em Vila do Conde, “oferecendo” ai o “bis” aos “dragões”.
Na presente temporada, o “onze” de Jorge Jesus já somou 25 encontros aos últimos quatro de 2011/2012 e segue, assim, numa série de 29 encontros consecutivos sem perder, incluindo já uma “vingança” sobre os “leões”, em Alvalade (3-1).
Os “encarnados” ainda não perderam no presente campeonato e só cederam quatro empates, todos a dois golos, na receção ao Sporting de Braga (primeira jornada), em Coimbra (quarta), em casa com o FC Porto (14.ª) e no reduto do Nacional (18.ª).
Depois do embate com os insulares, o Benfica soma sete triunfos consecutivos, o seu segundo melhor registo da época, depois dos nove conseguidos entre a quinta ronda e a 13.ª.
Se somar o oitavo frente ao Sporting, Jorge Jesus continuará na corrida a tornar-se o terceiro técnico do Benfica a terminar o campeonato sem derrotas, depois dos ingleses Jimmy Hagan (campeão em 1972/73, com 28 vitórias e dois empates) e John Mortimore (segundo em 77/78, com 21 triunfos e nove igualdades).
Mais recentemente, em 2010/2011, o FC Porto, de André Villas-Boas, também conseguiu ser campeão sem derrotas (27 triunfos e três igualdades), sendo que, na presente temporada, os “dragões”, de Vítor Pereira, também ainda não sofreram qualquer desaire – cederam seis empates.