Os autarcas do Lumiar e de São Domingos de Benfica, em Lisboa, torcem pelo PSD no dérbi das eleições autárquicas do final do ano, mas, no domingo, estão divididos pelos clubes das áreas geográficas que gerem.

Nuno Roque é sócio do Sporting «há muitos anos», mais do que aqueles que está à frente da Junta de Freguesia do Lumiar, freguesia a que pertence o Estádio José Alvalade. O autarca, eleito pelo PSD há mais de três mandatos, aposta na vitória do clube de eleição por 2-1.

Quem marca os golos com a camisola do Sporting não é importante para o presidente da junta, que brinca com a pouca probabilidade de ser o guarda-redes.

«Sempre fui um desportivista. Espero que ganhe quem jogar melhor e que seja um jogo com disciplina e com desportivismo», afirma.

Por outro lado, na freguesia que dá casa ao Sport Lisboa e Benfica, São Domingos de Benfica, Rodrigo Silva espera que seja o avançado paraguaio Óscar Cardozo a marcar o golo decisivo do dérbi de domingo.

«Sou um grande adepto do Benfica e acredito que ganha. Espero bem que sim, nem que seja por 1-0», diz o autarca social-democrata.

Preferências clubísticas à parte, Rodrigo Silva elogia o trabalho do colega autarca no Lumiar e afirma que «nas freguesias, não há a rivalidade que existe nos clubes».

Os dois presidentes de junta, que não se recandidatam nas próximas eleições autárquicas (que devem ser marcadas para setembro ou outubro), destacam como trabalho feito o apoio na área social e na requalificação dos espaços verdes.

No que ficou por fazer, criticam a falta de reabilitação urbana e de criação de estacionamento, duas das questões mais apontadas pelo PSD nas críticas à atuação da Câmara de Lisboa, liderada pelo socialista António Costa.

Nas eleições autárquicas, a competição é entre o social-democrata Fernando Seara e o socialista António Costa, ambos adeptos do Benfica. Neste 'dérbi político', as apostas dos presidentes de junta é no mesmo partido, o PSD.

«Penso que vence Fernando Seara. Como quero sempre que ganhe o meu clube, também quero que ganhe o meu partido», diz Rodrigo Silva.

Também Nuno Roque acredita na vitória do atual presidente da Câmara de Sintra, destacando o «trabalho feito» naquele município.

O vencedor das eleições autárquicas em Lisboa só ser, porém, conhecido no final do ano, enquanto o dérbi entre Benfica e Sporting, a contar para 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, realiza-se já no domingo, no Estádio da Luz.