A Polícia de Segurança Pública (PSP) considerou esta sexta-feira que o dérbi de domingo Benfica-Sporting, da 26.ª jornada da Liga de futebol, será um evento seguro, garantindo capacidade para intervir em situações como a da época passada.

«É seguro ir ver o Benfica-Sporting. O estádio do Benfica tem a classificação UEFA de cinco estrelas, tem muitas portas, lugares individuais numerados, boas acessibilidades, bares, portas de socorro, locais destinados a pessoas com mobilidade reduzida. É um estádio seguro», disse o sub-intendente da PSP Valente Pinho, em conferência de imprensa.

Valente Pinho recordou que os incidentes no dérbi da época passada, em que os adeptos "leoninos" incendiaram uma parte da bancada do estádio da Luz em protesto contra a rede de segurança que ali foi colocada, não resultou de confrontos entre os adeptos dos dois clubes.

«Acreditamos que foi uma situação pontual, que não se volta a repetir. De qualquer forma, teremos capacidade interventiva, não só em termos policiais, mas também em termos das equipas de proteção e socorro», garantiu.

O sub-intendente da PSP, que será o responsável máximo pela operação de domingo, declarou existir coordenação com todas os outros elementos de segurança do Benfica e de proteção civil.

«Aprendemos com a situação do último dérbi. Otimizaremos meios, não só na PSP, mas também em termos de toda a rede da `security safety´, todos os elementos ligados à segurança global de todo o evento, desde a Autoridade Nacional de Proteção Civil aos bombeiros... Fizemos o trabalho de casa», salientou.

A PSP não adiantou o número de efetivos que colocará na operação para o dérbi de «risco elevado», segundo a legislação em vigor, limitando-se a assegurar que será «um dispositivo policial entendido como adequado às circunstâncias».

Estarão presentes «diversas valências» da PSP, como «efetivos da Divisão Policial da área em patrulhamento apeado, auto e à civil, equipas de intervenção rápida, Unidade Especial de Polícia, Divisão de Investigação Criminal, Divisão de Trânsito, Equipas de Intervenção de Engenhos Explosivos e Segurança em Subsolo e a Unidade Metropolitana de Informações Desportivas».

A polícia fará o acompanhamento das claques do Sporting entre os estádios de Alvalade e da Luz, «através do sistema de caixa», além da monitorização do trânsito e de adeptos, «essencialmente aqueles que são considerados de risco».

Apesar da abertura de portas do estádio ocorrer às 18h15, a PSP iniciará o policiamento às 15h00, «de forma a garantir a segurança de todos os espetadores e intervenientes no jogo e também na regularização do trânsito».

Recorrendo a números do Benfica, Valente Pinho estimou a número de espetadores no domingo entre os 60 e os 63 mil, pedindo aos adeptos para chegarem cedo ao estádio, evitarem as horas mais próximas do encontro e ainda para utilizarem, quanto possível, os transportes públicos ou os parques de estacionamento.