A recandidatura de Pinto da Costa à presidência do FC Porto para 2013/2016, foi hoje oficializada pela comissão de apoio liderada por Fernando Cerqueira, que revelou o nome de Lourenço Pinto para encabeçar o Conselho Superior.

Fernando Cerqueira adiantou que o sim de Pinto da Costa já lhe tinha sido comunicado há algum tempo, mas o presidente dos “dragões” estava dependente de autorização médica para a sua confirmação.

«Enquanto estiver lúcido e em condições físicas», Pinto da Costa poderá contar sempre com o apoio desta comissão, adiantou Fernando Cerqueira, que garantiu a continuidade deste grupo agregador e aberto enquanto o dirigente entender.

A documentação entregue nos serviços do clube por Fernando Cerqueira, que se fez rodear no auditório do Estádio do Dragão de mais 25 apoiantes, integrava um total de 23.735 assinaturas e 92 cartas de apoio de delegações e casas do FC Porto.

Eleito a 17 de abril de 1982 como 33.º presidente do clube, Pinto da Costa, de 74 anos, prepara-se para o seu 13.º mandato, tendo “dourado” a história do emblema com inúmeros títulos nacionais e internacionais, nas várias modalidades do clube.

Uma passadeira rolante da estação do metro do Dragão até ao estádio, satisfazendo uma pretensão dos sócios com mais dificuldades de locomoção, e uma piscina olímpica, cumprindo um sonho antigo, são os desafios lançados pela comissão.

«Confiança» e «competência» foram as molas impulsionadoras que levaram a comissão a liderar novo processo de recandidatura de Pinto da Costa, responsável por «elevar o clube a um patamar elevadíssimo» e por «três décadas de grande sucesso e de vitórias permanentes».

Sob a “batuta” de Pinto da Costa, o FC Porto conquistou, no futebol, duas Ligas dos Campeões (uma ainda como Taça dos Campeões Europeus), uma Taça UEFA, uma Liga Europa, uma Supertaça Europeia, duas taças intercontinentais, 19 campeonatos nacionais, 12 Taças de Portugal e 19 Supertaças Cândido de Oliveira.

A esses títulos, e no que diz respeito a modalidades coletivas, juntam-se 57 no hóquei em patins, 26 no basquetebol e 18 no andebol.

Após alguns meses de tabu, desde que, em declarações à revista France Football, admitiu que era hora de mudança na direção do clube, Pinto da Costa volta a avançar para o cargo que ocupa há 31 anos, em escrutínio que será marcado pela Assembleia-Geral do FC Porto.

Pinto da Costa será acompanhado no novo mandato por Sardoeira Pinto (Mesa da Assembleia-Geral) e José Paulo Sá Fernandes Nuno de Almeida (Conselho Fiscal).