Apesar de reconhecer que é muito bem tratado no Dragão, Fernando tem ambição de jogar num campeonato com mais projeção internacional para depois conseguir integrar a seleção brasileira.
«Tenho uma relação de muitos anos, sou muito bem tratado, sou bem reconhecido, conheço a cidade toda e estou totalmente feliz. Já falei que tenho o desejo de jogar numa Liga mais forte, o FC Porto é espetacular, mas infelizmente o Campeonato Português limita um pouco. Aqui, eu tenho cinco anos de titular, mas no Brasil, poucos me conhecem, isso dificulta até uma possibilidade na seleção brasileira», revelou o médio defensivo Fernando, em entrevista ao Lancenet.
«Um dos meus principais objetivos é lutar para jogar na seleção brasileira. O Mano era conhecedor do Campeonato Brasileiro, tinha pouco conhecimento na Europa, então era difícil alguém como eu ser lembrado, quase impossível. Com Felipão, já tenho um pouco mais de possibilidade. Para eu ir à Seleção, tem que acompanhar, tem que olhar. Alguém como o Hulk, está a marcar muitos golos, é mais simples», acrescentou.
O jogador brasileiro do FC Porto revela até que já existiram contatos com outros clubes.
«Todos os anos tenho propostas de grandes clubes, mas o FC Porto é excelente, consegue manter, tem cláusula alta, pronto. Só libera quando a proposta é alta. Pode ser uma possibilidade grande, como sempre surgiu proposta, deve surgir de novo, vou trabalhar muito para isso, é sempre bom ser pretendido por outras equipas, sinal de que o trabalho é reconhecido», explicou.