O Benfica e o Sporting, um em luta pelo título e o outro empenhado em chegar às competições europeias, disputam este domingo um dérbi decisivo no Estádio da Luz, na 26.ª jornada da I Liga de futebol.

Um dia após o triunfo do FC Porto sobre o Moreirense (3-0), os "encarnados", líderes do campeonato, procuram um triunfo em casa que permita repor em quatro pontos a diferença face aos "dragões", num jogo marcado para as 20:15 e que terá mais de 60.000 adeptos nas bancadas.

Habitualmente de desfecho imprevisível, o "clássico" lisboeta tem desta vez um favorito claro, o Benfica, que chega invicto a este jogo, com 21 vitórias e quatro empates, e com mais de o dobro dos pontos do que o Sporting, que ganhou oito encontros e perdeu outros tantos, somando ainda nove empates.

Para os “encarnados”, que estão praticamente na máxima força e apenas com Nico Gaitan em dúvida, uma vitória poderá deixá-lo com uma margem confortável para a deslocação ao Dragão na penúltima jornada e será um bom tónico para a visita aos turcos do Fenerbahçe, na quinta-feira, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa.

Com três vitórias consecutivas e cinco jogos sem perder, o Sporting procura dar sequência a esta série de resultados para não perder de vista os mais diretos adversários na luta pelo acesso à Liga Europa: o Estoril e o Marítimo, quinto e sexto classificados, a dois e a um ponto de distância, respetivamente.

Os “leões”, com Cédric lesionado e o holandês Boulahrouz e o peruano Carrillo de regresso, estarão por isso atentos ao desfecho do “derby” do Funchal entre Nacional e Marítimo e ao jogo do Estoril no terreno do Vitória de Setúbal.

Em Aveiro, o Beira-Mar, último classificado, a quatro pontos do Moreirense, tentará alcançar um triunfo sobre o Gil Vicente que lhe permita continuar a acreditar na manutenção.

Programa e resultados da 26.ª jornada:

- Sexta-feira, 19 abr:

Sporting de Braga – Académica, 1-0.

- Sábado, 20 abr:

Paços de Ferreira – Rio Ave, 2-1.

Moreirense – FC Porto, 0-3.

Domingo, 21 abr:

Nacional – Marítimo, 16:00.

Vitória de Setúbal – Estoril-Praia, 16:00.

Beira-Mar – Gil Vicente, 16:00.

Benfica – Sporting, 20:15 (Sport TV).

- Segunda-feira, 22 abr:

Olhanense – Vitória de Guimarães, 20:00 (Sport TV).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.