O Vitória de Guimarães venceu hoje o Olhanense, por 2-1, com um "bis" de Soudani, no jogo de fecho da 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que levou os vimaranenses ao quinto posto da tabela.

A equipa vimaranense, que se revelou mais eficaz, saiu de Olhão com três pontos graças a um "bis" do argelino Soudani (38 e 41), ainda na primeira parte, apesar de os algarvios terem reduzido por intermédio de Djalmir (63).

O conjunto minhoto, que já assegurou a ida às competições europeias na próxima época, subiu ao quinto lugar, com 36 pontos, enquanto o Olhanense se mantém no 14.º lugar, com 21 pontos.

À exceção de Jander, de fora devido a problemas físicos, Manuel Cajuda utilizou a equipa habitual das últimas jornadas, enquanto Rui Vitória operou apenas uma mudança, no centro da defesa, em relação ao "onze" que tinha garantido, na quarta-feira, o apuramento para a final da Taça de Portugal (1-0 ao Belenenses, na segunda mão das meias-finais) e consequente acesso à Liga Europa, saindo El Adoua e entrando N'Diaye.

Em 4-4-2 losango, o Olhanense foi assumindo o domínio de jogo desde o primeiro minuto, apesar de o primeiro remate com perigo ter sido de Soudani, aos nove minutos, obrigando Rafael Bracalli a uma boa defesa.

Um corte de N'Diaye, tirando o "pão da boca" a Leandro, aos 24 minutos, abriu espaço para a melhor fase dos algarvios, que dispuseram de duas grandes ocasiões, desperdiçadas por Leandro (28) e Rui Duarte (30).

Em sentido contrário, o conjunto minhoto revelou-se muito mais eficaz a aproveitar as suas oportunidades e, em três minutos, deixou o jogo praticamente decidido, com "bis" do argelino Soudani.

No primeiro golo, o avançado surgiu na área para cabecear de forma certeira após cruzamento de Marco Matias (38) e, três minutos depois, numa jogada originada por um desentendimento entre os centrais algarvios, ultrapassou Bracalli e atirou para a baliza deserta.

Com a desvantagem de dois golos no marcador, Manuel Cajuda apostou no cabo-verdiano Djaniny para a segunda parte, que arrancou com uma grande ocasião desperdiçada por Amido Baldé (46), tendo Bracalli evitado o terceiro golo dos forasteiros.

Seria a segunda aposta vinda do banco algarvio, o brasileiro Djalmir, a dar "frutos", marcando aos 63 minutos, um minuto depois de entrar, na primeira ocasião em que tocou na bola, de cabeça, após centro de Babanco.

O Olhanense manteve uma pressão intensa nos minutos seguintes, estando perto do empate por duas vezes mas acabando traído pela ineficácia de Djalmir (65) e Djaniny (69), com este último a falhar escandalosamente, atirando por cima a um metro da baliza.

Com o tempo a passar e o desgaste a acentuar-se, o Olhanense diminuiu o ritmo de jogo e começou a apostar no "chuveirinho", método que o conjunto de Guimarães soube sempre resolver sem grandes dificuldades.

No primeiro minuto de descontos, surgiu o lance mais polémico do jogo, com o árbitro auxiliar a assinalar fora de jogo de Evandro Brandão, que rematou para golo, o que originou uma forte contestação nos locais, levando mesmo à expulsão do delegado ao jogo dos algarvios, Filipe Sousa.