O antigo presidente do Benfica, Manuel Damásio, considera que as atuais críticas à arbitragem de João Capela no último dérbi lisboeta «são um velho truque» para condicionar a reta final do campeonato nacional, e a deslocação dos encarnados ao Dragão.

«Estas declarações são um truque antigo. Só quem não anda cá há uns anos, não sabe – neste momento, está-se a pressionar os árbitros para os jogos seguintes e a fazer preparação para o jogo do Dragão», começou por dizer Damásio à Rádio Renascença.

«Tem de passar a mensagem que os árbitros estão a favorecer o Benfica para que, num lance dividido, possa ter a dúvida no subconsciente. Só que estão a enganar. São árbitros, como é o caso de João Capela, que não são do antigamente e essas coisas já não vão pesando nestes árbitros», acrescentou ainda o antigo presidente do Benfica.

Em relação aos “elogios” de Pinto da Costa à arbitragem de João Capela, Manuel Damásio lembra que o presidente do FC Porto segue um guião que há muito está desatualizado.

«Quando não faz uma boa época, porque o FC Porto tinha a obrigação de fazer muito melhor, passa-se a mensagem que a culpa é dos árbitros. É uma desculpa para limpar a péssima época que estão a fazer. Isto não quer dizer que o FC Porto não possa ainda ser campeão. Mas são truques antigos que julgava que estavam completamente fora desta nova era do futebol português. Esta pressão sobre os árbitros é vergonhosa», atirou.