A Federação Portuguesa de Futebol advertiu hoje para a possibilidade de a greve na SATA, cujo segundo período está marcado para 02, 03 e 04 de maio, condicionar a realização de jogos dos campeonatos nacionais.
«A greve prevista para o período compreendido entre 02 e 04 de maio da SATA poderá afetar os jogos dos diversos campeonatos sob a égide da FPF, que envolvam equipas provenientes das ilhas ou que lá sejam disputados», pode ler-se num comunicado divulgado no sítio oficial do organismo na Internet.
A FPF promoveu alterações perante a eventual paralisação do setor da aviação durante esse período, reagendando os jogos da III Divisão nacional de futebol previstos para domingo, 05 de maio, para a quarta-feira seguinte, 08 de maio.
O organismo admite ainda alterar a ronda de sábado, 04 de maio, da III Divisão de futsal, para o sábado seguinte, 11 de maio, tal como o encontro entre SC Vila Verde e Matraquilhos FC, da II Divisão de futsal.
Cinco sindicatos convocaram a greve na SATA dividida por dois períodos, sendo que o primeiro arrancou às 00:00 de hoje e termina na quinta-feira, 25 de abril e a segunda fase da paralisação está convocada para 02, 03 e 04 de maio.
Estas datas coincidem com o rali dos Açores e as festas do Santo Cristo, que se realizam na ilha de São Miguel.
A greve foi convocada contra a não aplicação na SATA de um acordo que os mesmos sindicatos assinaram com a administração da TAP, com vista a evitar cortes salariais entre os 3,5% e os 10% previstos no Orçamento do Estado de 2013.