A visita de segunda-feira do Benfica ao Marítimo, na 27.ª jornada da I Liga de futebol, pode ser a última “etapa de montanha” na meta do título, num jogo em que as “águias” estão proibidas de perder.

A quatro jornadas do fim, para o Benfica é quase imperativo vencer nos Barreiros para continuar a depender apenas de si próprio, numa fase da Liga em que visita Marítimo, recebe Estoril (28.ª), viaja ao Dragão (29.ª) e termina com o Moreirense na Luz (30.ª).

Com quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto (2.º), para o clube encarnado é crucial não perder pontos antes de visitar o bicampeão nacional – no jogo mais difícil de todos –, num cenário em que apenas dependeria de si próprio.

Na segunda-feira, no Estádio dos Barreiros (20:00), o Benfica enfrenta aquilo a que o técnico Jorge Jesus já chamou “etapas de montanha”, frente a um adversário ainda na luta pela Liga Europa e que em casa roubou pontos a FC Porto (1-1) e Sporting (1-1), mas perdeu com o Braga (2-0).

É um ciclo decisivo para as águias, depois de na última ronda terem ultrapassado o Sporting (2-0) – num jogo em que os leões têm algumas queixas da arbitragem -, e de visitarem os turcos do Fenerbahçe na primeira mão das meias-finais da Liga Europa.

Em contraponto, a jornada deverá ser tranquila para o bicampeão nacional, que recebe no sábado o Vitória de Setúbal, 11.º mas ainda na fuga à descida (seis pontos separam o 11.º do 16.º), pelo que não deverá ter sobressaltos.

Será um dos últimos jogos teoricamente acessíveis para a equipa de Vítor Pereira, que entrará depois disso numa série igualmente “de montanha”: Nacional (7.º, fora), Benfica (1.º, casa) e Paços de Ferreira (3.º, fora).

A 27.ª jornada tem início na sexta-feira, num duelo na Amoreira entre um Estoril (6.º) na luta pela Liga Europa e um Sporting de Braga (4.º) ainda a tentar chegar ao terceiro lugar, o último de qualificação para a Liga dos Campeões.

O jogo assemelha-se praticamente em tudo à visita no domingo do Paços de Ferreira (3.º) ao Vitória de Guimarães (5.º), com os primeiros a olharem surpreendentemente para a “Champions” e os segundos a terem a meta na Liga Europa.

O jogo, em Guimarães, será disputado à porta fechada, após castigo do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, face a incidentes – suspensão do jogo aos oito minutos – no encontro das equipas B dos vimaranenses e Braga.

No domingo estão agendados vários jogos entre equipas na luta pela permanência e que podem começar a acentuar diferenças: o Gil Vicente (11.º, 22 pontos) recebe o Olhanense (14.º, 21), e a Académica (13.ª, 21) o Moreirense (15,º, 21).

O “lanterna vermelha” Beira-Mar (20 pontos) visita o Rio Ave (10.º classificado).

O Sporting (9.º, 33), cujos objetivos, naquela que será a pior época de sempre, cingem-se à luta por um lugar na Liga Europa (apuram-se o quarto, o quinto e eventualmente o sexto se o Guimarães não vencer a Taça), recebe o Nacional.

Os madeirenses (7.ºs, 34) estão também na luta europeia e visitam Alvalade depois dos “leões” terem perdido na Luz (2-0) frente ao rival Benfica interrompendo aquele que era o melhor ciclo de toda a época na Liga (três triunfos consecutivos).