Jackson Martinez chegou no início do verão passado para fazer esquecer o seu compatriota Radamel Falcao no FC Porto.

O avançado colombiano pegou de estaca na equipa de Vítor Pereira, surpreendendo tudo e todos com a sua capacidade de fazer golos.

Esta época, o Cha Cha Cha Martinez já leva 30 golos marcados em 39 jogos, batendo Falcao que precisou de 41 partidas para chegar as três dezenas de golos.

Em equipas diferentes, Falcao e Jackson têm o mesmo número de golos marcados nos respetivos campeonatos – 25. O avançado do Atlético de Madrid dispõe de mais seis jornadas para aumentar o score, ao passo que Jackson só tem quatro. Os dois lutam pelo último lugar no pódio dos melhores marcadores na Europa, uma vez que, se nada de anormal acontecer, Messi será primeiro e Cristiano Ronaldo o segundo.

Dentro das comparações entre El Tigre e Cha Cha Cha Martinez, dizer que Jackson fez os 25 golos em 26 jogos (2325 minutos), quanto Falcao precisou de 29 jogos (2477 minutos).

Nesta altura Jackson já tem tantos golos no campeonato, como os que Falcao marcou na sua estreia com camisola azul-e-branca.

Nos quatro jogos que faltam, Jackson tentará bater o recorde de golos de Falcao numa temporada no FC Porto: os 34 tentos conseguidos na temporada 2009/2010.