Rui Vitória disse hoje que o Vitória de Guimarães vai jogar sob «protesto moral» diante o Paços de Ferreira, domingo, na 27.ª jornada da I Liga de futebol, por considerar injusto o castigo de jogar à porta fechada.

«Vai ser estranho jogar à porta fechada, sim, porque o futebol é um espetáculo para as pessoas assistirem e quando isso não acontece algo não bate certo. Mas estão em disputa três pontos e, não sendo com o mesmo contexto, nós jogamos em qualquer sítio e em qualquer circunstância», começou por afirmar o treinador.

Rui Vitória mostrou-se contra a decisão do pleno do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, não porque considere que quem comete erros não deva ser penalizado, mas porque o Vitória não devia ser o único punido.

«Já o disse antes, não gosto que metam rótulos desta maneira e às vezes parece que os adeptos do Vitória são os únicos maus da fita deste país, quando já vi coisas semelhantes e só nós pagámos esta fatura. Vamos jogar sob protesto, um protesto moral», afirmou.

O técnico lembrou o habitual apoio dos adeptos no estádio D. Afonso Henriques para defender que jogar à porta fechada «beneficia o Paços de Ferreira».

Elogiou a campanha do seu anterior clube, defendendo que «deve ser referenciado pela sua gestão», e até considerou que pela temporada que está a realizar merecia ganhar a luta com o Sporting de Braga pelo lugar na “Champions”.

«O mérito é de toda a gente, é uma equipa com processos muito definidos, muita madura, com muita qualidade, espera-nos um jogo muito difícil. Era um prémio merecido se chegasse à Liga dos Campeões», afirmou.

Sobre o seu futuro e instado sobre se já teve convites de outros clubes, respondeu: "Tenho contrato por mais um ano, mas conversas há sempre em situações destas. O Vitória também pode querer fazer alguma coisa com os treinadores, mas estou muito bem aqui, repito".

A equipa volta a treinar sábado de manhã e no final será conhecida a lista de convocados.

O Vitória de Guimarães, quinto classificado, com 36 pontos, recebe domingo o Paços de Ferreira, terceiro, com 49, domingo, às 16:00, partida que vai realizar-se sem adeptos nas bancadas do Estádio D. Afonso Henriques.