O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, falou hoje em «clima de intimidação» em relação à arbitragem no futebol, defendendo que a «melhor resposta» dos «encarnados» é «o silêncio» e a «humildade».

Luís Filipe Viera participou hoje na festa de reinauguração da Casa do Benfica de Santo Tirso, onde, num discurso muito aplaudido pelas cerca de duas dezenas de benfiquistas presentes, falou da época atual, lembrando que «nada está ganho ainda», mas lançando a ideia de que a classificação atual - o Benfica lidera com mais quatro pontos do que FC Porto - permite «ao menos sonhar».

«Estamos a viver uma época digna da nossa história: intensa, desafiante e motivadora. E tudo isto em tempos muito difíceis, em consequência da crise económica que vivemos. É verdade que ainda não ganhámos nada e eu não partilho de qualquer tipo de euforias. São tempos de acreditar», disse.

Vieira prosseguiu: «São tempos de apoiar a equipa e o clube, mas também são tempos de ter a humildade suficiente para perceber que ainda temos um caminho estreito e difícil à nossa frente. Mas é verdade que continuamos a poder sonhar».

O dirigente “encarnado” falou do «passado de história» do clube da Luz, argumentando que o Benfica se pode «orgulhar» desse passado e «só deve olhar para si».

«Temos de ser indiferentes ao ruído e às provocações daqueles que têm o passado que todos conhecemos e se atrevem a pensar que já ninguém se lembra», referiu.

Ainda que sem adiantar contextos ou sem se referir diretamente a nomes ou a qualquer adversário, Luís Filipe Vieira aproveitou para lançar a ideia de que se viveu um «clima de intimidação» à arbitragem na última semana (após a vitória por 2-0, na Luz, sobre o Sporting, com arbitragem polémica de João Capela).

«Percebemos a frustração de alguns no clima de intimidação em relação aos árbitros que tentaram criar esta semana. É preciso ter muito descaramento para se atreverem a falar como estão a fazer. Houve quem tenha ganho muita coisa num passado bem recente e todos nós sabemos como o fizeram», defendeu Luís Filipe Vieira.

Para o presidente do clube lisboeta, «tão importante como ganhar é o legado que é deixado para o futuro». «O nosso legado é de transparência e de verdade. Nem todos podem dizer o mesmo», frisou.

Luís Filipe Vieira disse, ainda, que a melhor «resposta» dos benfiquistas «é o silêncio» e considerou que o Benfica se encontra na liderança da I Liga de futebol «por direito e por justiça».

«O campeonato vai ser disputado até ao último minuto dentro de campo e vai ser decidido pelos jogadores e por mais ninguém, apesar do esforço que fazem», acrescentou.

A propósito da reinauguração da Casa do Benfica em Santo Tirso - que contou com a presença do presidente da autarquia tirsense, Castro Fernandes, e do presidente do núcleo benfiquista de Santo Tirso, João Lages Pinto -, Vieira apelidou estas instalações de «embaixadas do clube», onde é evidente «o sentimento de pertença, os valores e a história».

Com a convicção de que «os alicerces do Benfica são os seus sócios», o dirigente apelou aos adeptos que ainda não são sócios a filiarem-se no clube, de forma a contribuírem para «um Benfica cada vez mais forte».

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.